ATIVIDADE FÍSICA

Polo de Academia oferece atividade física com supervisão de vários profissionais

O bom desempenho do Polo de Academia da Saúde do bairro Monte Castelo em Teresina, gerenciado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), chamou a atenção da Universidade Federal de Santa Catarina, tendo sido reconhecido em pesquisa como uma das práticas mais exitosas do Brasil. No local, as pessoas realizam atividades físicas e podem ser acompanhadas por vários profissionais, como educador físico, nutricionista, assistente social, fisioterapeuta e psicólogo.

O diferencial do Polo do Monte Castelo é que o local conta com equipe multidisciplinar que estimula práticas corporais, sendo integrado à Atenção Básica e à residência multiprofissional em saúde da família da UESPI. “Em academias populares, é possível fazer atividade física sob supervisão de educador físico. Neste Polo, temos equipe ampliada para orientar na prática de exercício físico com segurança”, afirma a educadora física Islândia Cardoso.

Em Teresina, a FMS administra oito Polos de Academia da Saúde que viabilizam a prática de atividades físicas. “O serviço reafirma o compromisso da Atenção Primária em efetivar a promoção da saúde da população. Nós sabemos que a realização de atividade física, aliada a uma boa alimentação, previne várias doenças. É por isso que queremos estimular essas práticas saudáveis”, afirma o presidente da FMS, Charles Silveira.

O diretor de Atenção Básica da FMS, Francisco Pádua, informa que o acesso da população aos 8 Polos de Academia da Saúde se dá pelo encaminhamento dos profissionais das Unidades de Saúde ou por procura direta. “O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira e as atividades desenvolvidas em cada Polo levam em consideração a necessidade e o perfil das pessoas que procuram estes locais”, finaliza.

Confira atividades desenvolvidas nos 8 Polos de Academia da Saúde da FMS:

1.Polo de Academia da Saúde Monte Castelo: Ginástica localizada, aeróbica, dança, treino de força, funcional, alongamento, caminhada, ações de educação em saúde e práticas integrativas (aromaterapia, aurioculoteria e terapia comunitária) e avaliação física.

Endereço: Rua Teresa Vania Monteiro, S/N, Monte Castelo

2.Polo de Academia da Saúde Angelim : Aeróbica, ginástica localizada, alongamento, horta medicinal  e ações de educação em saúde.

Endereço: Rua B, S/N, Angelim

3.Polo de Academia da Saúde Vamos Ver o Sol: Alongamento, caminhada, ginástica localizada, dança e avaliação física.

Endereço: Em frente a Quadra 5, entre A13 e A17, parque Sul/Bairro Santo Antônio

4.Polo de Academia da Saúde Monte Alegre: Alongamento, ginástica aeróbica, ginástica localizada, circuito funcional, caminhada, avaliação física e educação em saúde.

Endereço: Av. Amadeus Paulo, S/N, Monte Alegre

5.Polo de Academia da Saúde do Parque Wall Ferraz: Treino funcional, aeróbica, ginástica localizada, dança, caminhada, avaliação física e alongamento.

Endereço: Av. Ministro Sérgio Mota, S/N, parque Wall Ferraz

6.Polo de Academia da Saúde Planalto Uruguai: Grupo de práticas corporais, alongamento, ginástica localizada, ginástica aeróbica, treino funcional, capoeira, terapia comunitária, auriculoterapia, tenda do conto, educação em saúde, grupo de emagrecimento, meditação e avaliação física.

Endereço:  Rua – 1, nº 6955, conjunto Planalto Uruguai

7. Polo de Academia da Saúde do Alto da Ressureição: Ginástica, treino de força, funcional, yoga , capoeira e exercícios adaptados para pessoas cadeirantes.

Endereço: Rua Alto Piauí, 7013, Alto da Ressureição

8. Polo de Academia da Saúde d Santa Isabel: Step plano, atividade de combate que simula movimentos de luta, dança, avaliação física, ginástica aeróbica e circuito funcional cardiopulmonar.

Endereço: Rua Dr. Jesus da Cunha Araújo, S/N, Santa Isabel

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2938/polo-de-academia-oferece-atividade-fisica-com-supervisao-de-varios-profissionais