CAPACITAÇÃO

FMS capacita gestores para o manejo correto de resíduos sólidos nas UBS

Os gestores das UBS foram orientados sobre a importância do gerenciamento desses resíduos sólidos

O descarte correto do lixo é fundamental não apenas para o meio ambiente, como também para a saúde da população. Com isso, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) promoveu hoje (30) uma capacitação com os coordenadores da Unidades Básicas de Saúde (UBS) sobre o gerenciamento correto de resíduos sólidos nestes estabelecimentos.

A legislação ambiental determina que os serviços de saúde devem ser responsáveis pelo manejo adequado do lixo, separando o material infectante do não infectante. O plano de gestão dos resíduos sólidos deve ser seguido rigorosamente pelas UBS. “Essa determinação é importante para que a administração não coloque dentro de um lixo comum materiais pefurocortantes que podem levar a acidentes com os profissionais que trabalham no recolhimento do lixo comum, nos lixões e aterros”, explica Kledson Batista, gerente de Ações Estratégicas da FMS.

Durante a capacitação, os gestores das UBS foram orientados sobre a importância do gerenciamento desses resíduos sólidos, o seu armazenamento correto e o fluxo do descarte, com a classificação correta do que deve ser classificado como lixo infectante e o que deve ir no tambor referente ao lixo comum. “Teresina tem um contrato com uma empresa que recolhe o lixo infectante adequadamente. Este trabalho é cobrado por quilo, então é preciso que a UBS reconheça o que realmente tem que ir para aquela empresa para não onerar o município sem necessidade”, afirma Kledson Batista. O gerente diz ainda que o conhecimento adquirido será repassado para os servidores de cada setor das UBS, de acordo com a necessidade de cada um.

ICMS Ecológico

Kledson Batista chama atenção para o fato de que o descarte correto do lixo vai de encontro com o projeto ICMS Ecológico, mecanismo tributário que possibilita aos municípios acesso a parcelas maiores que àquelas que já têm direito, dos recursos financeiros arrecadados pelos Estados através do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, o ICMS. “Estamos contribuindo para um projeto maior de manejo correto de lixo sólido e trabalhando na perspectiva de ser uma cidade limpa, com separação de lixo correto, que é uma ação de sustentabilidade do meio ambiente hoje no brasil e no mundo”, finaliza o gerente.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2935/fms-capacita-gestores-para-o-manejo-correto-de-residuos-solidos-nas-ubs