OUTUBRO ROSA

UBS do Monte Castelo tem programação educativa sobre o câncer de mama

O evento segue até as 17h30 e disponibiliza diversas atividades de saúde, beleza e educação

UBS do Monte Castelo tem programação educativa sobre o câncer de mama

Iolanda Freitas teve um câncer de mama em 2014. Cinco anos após o tratamento pelo SUS, que incluiu retirada da mama e sessões de quimioterapia e radioterapia, ela foi considerada curada da doença e usa seu exemplo para conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção. Ela esteve hoje (17) na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Monte Castelo durante o Dia D do Outubro Rosa, atividade educativa e de serviços alusiva ao tema.

Nas dependências da UBS e do Polo de Academia de Saúde, foram disponibilizados exames de glicemia, citologia e aferição de pressão, além de entrega de requisição para exames de mamografia. “Estamos fazendo solicitações para mulheres acima de 40 anos no geral, idade preconizada pelo Ministério da Saúde para a realização de mamografia anual em caráter de prevenção”, informa o médico Thiago Luiz. “Também queremos esclarecer sobre as ideias equivocadas sobre o exame, uma vez que temos vários estudos que desmistificam a informação de que ele possa fazer algum mal”, comenta ele.

O câncer de mama é uma doença de alta mortalidade, mas com grandes chances de cura e garantia de total com qualidade de vida se descoberta precocemente. “Ações como esta são importantes pois o papel da Atenção Básica é promover a prevenção em saúde. Com este evento, podemos estimular a conscientização e o diagnóstico precoce por meio da prevenção”, disse o presidente da FMS Charles Silveira.

Patrícia Seixas, frequentadora da Academia da Saúde do bairro, aproveitou a oportunidade para ser examinada. “Esse exame de mama e essas campanhas são um facilitador para que a mulher se cuide, para que ela procure descobrir antes de acontecido. Eu sei que é importante e tenho medo como qualquer pessoa, pois sei que é uma das doenças que mais mata no Brasil e no mundo”, disse a dona de casa de 58 anos.

O evento segue até as 17h30 e é fruto de uma parceria entre a UBS, o Polo de Academia da Saúde e o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), geridos pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), com a Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Além dos serviços de saúde, as mulheres da comunidade estão tendo acesso a serviço de corte de cabelo e uma tenda da autoestima, com orientações dos profissionais de psicologia e serviço social do NASF. A programação fecha com uma palestra informativa sobre o câncer de mama, que será ministrada pela equipe da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Teresina, às 16h30 da tarde.

O outubro Rosa nasceu na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2907/ubs-do-monte-castelo-tem-programacao-educativa-sobre-o-cancer-de-mama