INTERAÇÃO SOCIAL
CAPS realiza oficina de artesanato para usuários
Esse tipo de atividade serve como forma de provocar interação social dos pacientes
Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) Norte e Sul realizaram na manhã desta quinta-feira (17), no Centro de Capacitação do Polo Cerâmico de Teresina, zona Norte, uma oficina de artesanato para 10 usuários dos centros.
“Nosso intuito é fazer com que todos se sintam integrados e que tenham mais independência e autoestima”, disse Cristina Maira, da Gerência de Atenção Psicossocial (GAP) da FMS.
A oficina foi ministrada pelo artesão Francisco Costa, que realizou demonstração de como fazer arte em argila. “A prática também é necessária. Eles vão fazer uma peça com argila para vermos se realmente entenderam a demonstração”, afirmou.
O CAPS é um Centro de Atenção Psicossocial de referência e tratamento para pessoas com sofrimento psíquico. É um recurso em saúde mental, constituindo-se em um serviço substitutivo ao modelo asilar, de assistência extra-hospitalar que diminui a procura e evita reinternações psiquiátricas, buscando a ressocialização do indivíduo.
O horário de funcionamento do CAPS é de 8h às 18h, de segunda a sexta-feira. No CAPS, o usuário encontra psiquiatra, psicólogo, enfermeira, terapeuta ocupacional, assistente social e uma equipe de apoio, que oferece atendimentos individuais, em grupo, atividades comunitárias, oficinas terapêuticas e atendimento para a família.
Fundação Municipal de Saúde de Teresina - FMS
Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/287/caps-realiza-oficina-de-artesanato-para-usuarios