Prefeitura autoriza licitação para obras em postos e academia de saúde

Campestre Norte e Km 07 ganharão obras em UBS e Parque Sul ganhará academia de saúde

A Prefeitura de Teresina continua investindo em obras para a melhoria da saúde municipal. Foi autorizada a licitação para a reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS) Campestre Norte e a construção da nova sede da UBS do Km 07, além da construção do polo de academia da saúde do Parque Sul.

“Os recursos estão assegurados pelo Ministério da Saúde”, informa Francisco Pádua, presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS). Segundo ele, o projeto das obras já foi elaborado pela FMS e aguarda apenas os trâmites legais de licitação para que seja dada a ordem de serviço às empresas vencedoras e se inicie a construção.

A construção da UBS do Km 07, zona Sul de Teresina, já havia sido autorizada, mas passou por problemas relacionados à desapropriação do terreno escolhido. Agora ela será construída em um terreno institucional, já pertencente à prefeitura e aprovado pela população, o que vai agilizar o processo.

As Unidades Básicas de Saúde (UBS), popularmente conhecidas como postos de saúde, desempenham um papel central na garantia de acesso a uma saúde de qualidade. As unidades oferecem uma diversidade de serviços realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo acolhimento, consultas de enfermagem, médicas e de saúde bucal, distribuição e administração de medicamentos, vacinas, visitas domiciliares, atividade em grupo nas escolas, nas associações e de educação em saúde. Teresina possui hoje 92 Unidades Básicas de Saúde.

Já as academias de saúde servem, não só para a prática de atividade física, mas também para o desenvolvimento das ações de educação em saúde desenvolvidas pelas Equipes de Saúde da Família das áreas onde são implantadas. As academias fazem parte das estratégias de promoção da saúde, prevenção de enfermidades e redução de mortes prematuras por doenças crônicas não transmissíveis, como o diabetes, a hipertensão e os problemas cardiovasculares.

Segundo Francisco Pádua, a meta é melhorar cada vez mais o atendimento à população e manter o padrão de qualidade na atenção básica de saúde.

ubs academia

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/281/prefeitura-autoriza-licitacao-para-obras-em-postos-e-academia-de-saude