FAXINA

Faxina dos Bairros mobiliza comunidade na prevenção ao Aedes aegypti

Essa é décima primeira operação da atividade

Faxina dos Bairros mobiliza comunidade na prevenção ao Aedes aegypti

“O nosso desafio é percorrer todos os bairros de Teresina fazendo um trabalho de conscientização e prevenção”. Essa é a proposta da Faxina dos Bairros, de acordo com o prefeito Firmino Filho, que esteve hoje (14) no bairro Vermelha, zona Sul, durante a 11ª operação da atividade.

Segundo Firmino Filho, a intenção da Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS), é andar junto com a comunidade na luta contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.

“Estamos todos os sábados nas comunidades, mobilizando em todas as zonas da cidade a população para que possamos deixar as residências limpas e livres de doenças, sem possibilidades de ter criadouros do mosquito. Já visitamos mais de 40 bairros da cidade, recolhemos cerca de 1.900 toneladas de lixo, o que representa que as pessoas têm atendido ao nosso chamamento”, disse Firmino Filho.

A dona de casa Cosntância Maria Veloso, do bairro Vermelha, recebeu a visita do agente de endemia e limpou a residência. “Tenho uma gestante em casa e aqui os cuidados são redobrados. Mantenho a casa limpa para garantir a nossa saúde e a do meu neto que está prestes a vir ao mundo. Recebi a visita do agente de endemia ontem na minha casa, que me passou dicas importantes para não deixar criar focos de mosquito. Muito importante e louvável essa iniciativa da Prefeitura de Teresina”, destacou.

Neste sábado as equipes da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs) estiveram nos bairros São Joaquim (zona Norte), Parque Mão Santa (zona Leste), Comprida (zona Sudeste) e Vermelha (zona Sul). Além disso, a atividade chegou também à zona Rural, na região atendida pela UBS do povoado Santa Luz, em parceria com a Superintendência de Desenvolvimento Rural (SDR). As comunidades de Anajás, Baixão do Carlos, Nova Laguna, Santa Mônica, Amparo, Centro de Santa Luz, Palmeira, São Gonçalo, Assentamento Mundo Novo, Coqueiro Verde, Santa Luz de Baixo, Boqueirão, Mundo Novo e Santa Luz de Cima foram beneficiadas com a atividade.

A Faxina nos bairros é uma operação conjunta entre poder público e comunidade, visando recolher o lixo com potencial de se tornar criadouro do mosquito Aedes aegypti. Durante a semana que a antecede, as equipes de agentes de saúde mobilizam a população para que deposite nas calçadas seu lixo doméstico, inclusive os de grande porte que estejam nos quintais que possam se tornar foco do mosquito. No sábado, as equipes de limpeza das SDUs recolhem todo este material.

“Sabemos que o trabalho educativo é a longo prazo. Portanto, a ação da faxina é complementada com atividades educativas, em que agentes de endemias percorrem as casas dos bairros contemplados no sábado, fazendo um trabalho de orientação sobre como combater o mosquito e evitar seus focos. Nosso desejo é que a população mude  de postura, porque a situação mudou, o problema se agravou e não podemos dar chances para o mosquito Aedes aegypti se proliferar”, alertou Oriana Bezerra, gerente de Zoonoses.

faxina décima prmeira bairro limpeza

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/279/faxina-dos-bairros-mobiliza-comunidade-na-prevencao-ao-aedes-aegypti