TODOS CONTRA DENGUE

FMS capacita mais 30 pessoas para controle do zika

Representantes de construtoras, escolas e rede hoteleira são público do curso

FMS capacita mais 30 pessoas para controle do zika

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) promoverá amanhã, 11, a partir das 8h, no auditório da instituição, mais uma etapa do Curso de Capacitação para Controle e Prevenção de dengue, zika e chikungunya para 30 pessoas que atuam em construtoras, escolas públicas, Câmara de Dirigentes Lojistas, rede hoteleira, alunos de Medicina da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e Casa Meio Norte.

“Esta será a segunda turma do curso. Nossa meta é capacitar 240 pessoas que atuam em locais de grande público para que essas pessoas sejam multiplicadoras das informações junto a seus locais de trabalho e estudos”, diz Júlia Mesquita Rocha, coordenadora do Núcleo de Educação em Saúde da FMS.  Ela fala ainda que o grande objetivo do curso é fazer com que todos os participantes estejam aptos para combaterem o Aedes aegypti e divulgarem o que sabem para todos com quem convivem.

O curso de capacitação para controle e prevenção de dengue, zika e chikungunya terá dois momentos, a parte teórica e a prática, e será ministrado por uma medica pediátrica, Amariles Borba, dois infectologistas, Amparo Salmito e Kelsen Eulálio, um neorologista, Marcelo Adriano Vieira, uma educadora em saúde, Raimunda Nonato e uma bióloga, Júlia Mesquita Rocha.

A parte prática do curso acontecerá pela tarde, a partir das 14h, na Gerência de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador (GEVISAST), localizada na Rua Riachuelo, 2988, Matadouro e será operacionalizado pela médica veterinária e gerente de Zoonoses, Oriana Bezerra.

O curso é uma parceira da FMS com a FUNASA e formado por oito turmas com carga horária de oito horas, sendo quatro horas de aula teórica e quatro horas de aula prática para cada turma. Durante a capacitação serão utilizados vídeos, exposições dialogadas e material educativo. Além disso, será feita uma prática de campo com os participantes para que vivenciem “in loco” as ações de prevenção e controle ao Aedes aegypti.

fms curso aedes aegypti

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/274/fms-capacita-mais-30-pessoas-para-controle-do-zika