INAUGURAÇÃO

No Dia da Mulher, enfermeira é homenageada em inauguração de UBS

No Dia da Mulher, enfermeira é homenageada em inauguração de UBS

O Dia Internacional da Mulher foi marcado por celebração e homenagens às usuárias e profissionais da atenção básica em saúde. Foi a inauguração da nova Unidade Básica de Saúde do Monte Castelo, que recebeu um nome de mulher: a enfermeira Tânia Maria Melo Rodrigues.

O prédio vem para se tornar a sede própria da UBS, que funcionava em um imóvel alugado. Até agosto do ano passado, ele estava cedido para o funcionamento provisório do Hospital do Monte Castelo, enquanto este era reformado. Após a inauguração do hospital, o local foi esvaziado e passou por uma reforma para abrigar os serviços da Unidade.

“Todo mundo está gostando deste novo local do posto, porque agora ele vai ficar mais perto das nossas casas e vai ficar melhor para marcar consultas e ser atendido pelo médico”, disse a usuária Maria de Fátima Lima, que procura atendimento regular na UBS para ela mesma e seus familiares.

A UBS Tânia Melo conta com quatro equipes de ESF, das quais duas contam com o serviço de saúde bucal. A capacidade de atendimento é de 16 mil pessoas. O local conta com quatro consultórios médicos e de enfermagem; dois consultórios odontológicos, escovódromo, sala de vacina, coleta, procedimentos, aerosol, esterilização, reunião, diretoria e secretaria, setor de marcação de consultas, farmácia, almoxarifado e estacionamento, além de seis banheiros, dois quais dois são adaptados para portadores de necessidades especiais.

“Até o fim do ano, serão entregues 72 unidades básicas de saúde reformadas e construídas. Isso corresponde a quase 80% da nossa rede de atenção básica, que estará estruturada para garantir um atendimento de qualidade para a nossa capital”, disse o prefeito Firmino Filho. A obra entra para o grupo de melhorias na estrutura física da saúde municipal, que ainda receberá oito novos polos de academia da saúde, um novo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e uma nova Unidade de Acolhimento Infanto-juvenil (Uai).

O nome da UBS é uma homenagem à enfermeira do serviço de saúde municipal e professora Tânia Maria Melo Rodrigues, falecida em 2014. Graduada pela Universidade Federal do Piauí, mestre em enfermagem com dissertação voltada à Estratégia Saúde da Família e diversas especializações na área de saúde pública. Tânia Melo lecionou em Universidades, cursos técnicos e profissionalizantes, deixando uma marca de carinho entre seus alunos e colegas professores. Foi ainda enfermeira plantonista no Hospital do Dirceu Arcoverde II, Maternidade Evangelina Rosa e Estratégia Saúde da Família.

Na oportunidade, os servidores da unidade assinaram o termo de compromisso de gestão, que formaliza o comprometimento dos profissionais em prestar um serviço cada vez melhor na atenção básica em saúde da capital. A Unidade recebeu ainda o “Selo Verde”, certificado da Prefeitura de Teresina dado a locais sem focos do mosquito da dengue.

inauguração ubs

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/271/no-dia-da-mulher-enfermeira-e-homenageada-em-inauguracao-de-ubs