ODONTOLOGIA

Serviço gratuito de prótese dentária de Teresina será destaque em Natal (RN)

Desde 2013, houve uma reorganização da oferta do serviço e isso aumentou a quantidade de atendimentos

O serviço de prótese dentária realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Teresina será destaque durante o VII Ciclo de Atualização Científica da Grande Natal e 1ª e 3ª Regionais de Saúde do Rio Grande do Norte (RN) nos dias 10 e 11 de março do corrente ano no Praiamar Natal Hotel & Convention.

O gerente de Saúde Bucal da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Giovanni Telmo, será expositor em mesa redonda no dia 10, às 9h, durante o VII Ciclo. “Vamos apresentar nosso trabalho de prótese dentária, que está tendo perspectivas de referência nacional”, afirma.

A oferta de próteses dentárias pelo município de Teresina existe desde 2011, através do Centro Especializado de Odontologia do Lineu Araújo. Mas um aumento dessa oferta foi efetivado a partir do ano de 2013, quando houve uma reorganização dos serviços odontológicos da FMS. Atualmente, 18 equipes de Saúde Bucal disponibilizam o serviço em Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Estudos mostram que pacientes que tem limitação na função mastigatória, também tem afetada sua capacidade cognitiva, levando no futuro a terem problemas relacionados à perda da capacidade cognitiva. A perda dentária traz uma série de complicações. A pessoa fica com a mastigação alterada, a fonética alterada. Passa a falar diferente e até mesmo a aparência facial começa a sofrer alterações. As rugas e linhas de expressão ficam mais acentuadas.

dentistas prótese

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/269/servico-gratuito-de-protese-dentaria-de-teresina-sera-destaque-em-natal-rn