FMS disponibiliza serviços online para consulta dos usuários

FMS disponibiliza serviços online para consulta dos usuários

O usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) não precisa mais se deslocar à sua Unidade Básica de Saúde (UBS) para ter acesso a serviços como consulta ao Cartão SUS, resultados de exames e confirmação de consultas. Isso porque eles agora podem ser feitos online, promovendo agilidade e conforto ao atendimento.

Os serviços podem ser acessados por meio do site da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Ministério da Saúde ou mesmo aplicativos de celular. Segundo a Gerente de Informação em Saúde da Atenção Básica (GISAB), Karoline Alencar, os serviços foram criados para manter um contato por meio da oferta direta de informações úteis. “Assim, facilitamos a vida do usuário, que pode acessar as informações mais rapidamente e evitar deslocamentos desnecessários até a UBS”, disse a gerente.

O primeiro serviço é a consulta à UBS de referência, por meio de um mapa interativo, que está disponível através da aba “Procure sua UBS” no site da FMS ( http://www.fms.teresina.pi.gov.br/ ). “Dessa forma o paciente com acesso a internet pode localizar a UBS mais próxima da sua residência, através do seu computador ou smartphone, apenas digitando seu endereço”, informa Karoline Alencar.

Outro serviço disponível é a consulta às filas de regulação do sistema Gestor Saúde, que gerencia as consultas. Agora o usuário, usando o número do seu comprovante de agendamento, poderá visualizar a situação da consulta que deseja (se está agendada, liberada, em análise, revalidação, vencida, negada ou pendente de informação). “Ao encontrar o status ‘agendado’, o usuário se direciona à sua UBS apenas para assinatura e carimbo do encaminhamento, sem precisar ir diversas vezes para conferir a situação da sua solicitação de consultas e exames especializados”, explica a gerente. A opção está disponível na aba “Confirmação de consulta” no site da FMS.

O resultado dos exames realizados no Laboratório Municipal Raul Bacellar está disponível na aba “Resultados de Exames” no site da FMS. Basta inserir seu localizador e senha, que são emitidos após atendimento nas Salas de Coleta das UBS. O sistema tornou mais ágil as informações da coleta de exames, e assim permitiu disponibilizar o acesso ao resultado de exames laboratoriais em até 48 horas após a coleta.

Por fim, o Ministério da Saúde permite ao usuário cujo Cartão SUS foi perdido ou roubado que recupere seu número ou imprima uma segunda via do cartão. Para isso, ele deve acessar o link https://portaldocidadao.saude.gov.br/portalcidadao/areaCadastro.htm e informar seus dados pessoais (nome completo, CPF, data de nascimento, município de nascimento e nome da mãe). Para impressão, ele deve retornar à home do site pelo link https://portaldocidadao.saude.gov.br/portalcidadao/  inserir o número do seu cartão e a sua senha de acesso. “Caso seja o seu primeiro acesso ao sistema do Cartão do SUS online ou tenha esquecido a sua senha, basta clicar em ‘Primeiro Acesso’ ou ‘Esqueci a senha e desejo recuperar’” informa Karoline Alencar. “Após entrar no sistema digital do Cartão SUS, clique em ‘Impressão do Cartão Nacional de Saúde em papel (A4)’”, ressalta a gerente. O mesmo serviço pode ser acessado por meio do aplicativo Meu DigiSUS, que está disponível para os sistemas Android e iOS.

Atualmente, todas as Unidades Básicas de Saúde de Teresina são informatizadas. “Além dos sistemas E-SUS e Hórus do Ministério da Saúde, contamos com o sistema Site Centreon ITc que permite visualizar em tempo real a situação da internet das UBS; o SIGMA que monitora as condições de funcionamento dos consultórios odontológicos; o Qlikview que gera relatórios sobre os atendimentos e o Gestor Saúde, nova versão de sistema para regulação de consultas especializadas”, informa Francisco Pádua, diretor de Atenção Básica da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

Ainda de acordo com Francisco Pádua, o processo de informatização da atenção básica se deu em etapas, com aquisição de equipamento, instalação de internet mesmo nas UBS mais distantes e capacitação de todos os profissionais que iriam usar com o E-SUS no dia a dia. "Desde dezembro de 2017 todas as UBS do município já se encontram com o sistema E-SUS operando", diz. Atualmente o sistema já conta com mais de 350 mil usuários cadastrados, processo esse que se encontra em ascensão.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2635/fms-disponibiliza-servicos-online-para-consulta-dos-usuarios