TRATAMENTO

Hospital do Promorar realiza mais de mil curativos em pacientes com feridas complexas

Para que a população tenha acesso ao ambulatório de feridas, é necessário que o usuário se dirija à UBS mais próxima de sua casa.

Toda pessoa com ferida complexa no corpo e que não cicatriza rapidamente precisa de atendimento especializado de enfermagem (estomaterapia). Para garantir a assistência a este público, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) mantém o ambulatório de feridascomplexas, que funciona no Hospital Geral do Promorar, zona sul de Teresina. Somente de janeiro a março de 2019, foram realizados 1.177 curativos em pacientes com feridas complexas.

De acordo com o presidente da FMS, Charles Silveira, o ambulatório de feridas conta com excelente estrutura: “O serviço funciona adequadamente e está preparado para ofertar uma assistência de qualidade às pessoas que sofrem com feridas complexas. Os profissionais são capacitados e, inclusive, utilizam materiais de alto custo. Percebemos que o tratamento apresenta uma boa resolutividade dos casos”.

Em Teresina, para que a população tenha acesso ao ambulatório de feridas, é necessário que o usuário se dirija à Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa. Ali, terá avaliado o estado da ferida, que pode ser tratada pela equipe da Unidade. Se houver necessidade de atendimento especializado, ele será encaminhado ao ambulatório do Promorar. O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) também faz encaminhamento de paciente, quando necessário.

Segundo Raquel Rodrigues, enfermeira do ambulatório de feridas, as Unidades Básicas de Saúde estão preparadas para atender diversas patologias, inclusive pessoas com feridas com menor complexidade. “Agora, se a ferida não cicatriza antes de três meses, independentemente do tipo, é preciso que o paciente seja encaminhado para tratamento no nosso ambulatório. O HUT também nos encaminha pacientes que apresentaram feridas em decorrência de uma urgência”.

Raquel afirma ainda que é perceptível a satisfação do usuário atendido. “Há pessoas que relatam que tinham perdido as esperanças em cicatrizar a ferida. Aqui, conseguimos dar resolutividade para quase 100% dos casos. É feito o diagnóstico de enfermagem, mensuração da ferida e todas intervenções necessárias. No prontuário do paciente, fica tudo registrado, inclusive fotografias da ferida, para que possamos acompanhar a evolução do tratamento”, finaliza.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2597/hospital-do-promorar-realiza-mais-de-mil-curativos-em-pacientes-com-feridas-complexas