ATENÇÃO BÁSICA

UBS cria grupo de gestantes para acompanhamento da gravidez

UBS cria grupo de gestantes para acompanhamento da gravidez

A Unidade Básica de Saúde Vamos Ver o Sol está trabalhando o autocuidado e o empoderamento de suas gestantes por meio do grupo Genascer, que promove reuniões de acompanhamento com a equipe de saúde. A primeira reunião aconteceu na manhã de ontem (25), com a participação de 15 usuárias da unidade.

O grupo foi criado pelas enfermeiras Ana Dulce Amorim e Francisca Salazar, juntamente com acadêmicos de Enfermagem de uma faculdade particular da capital. “A iniciativa consiste em promover o autocuidado e o empoderamento feminino no ciclo gravidico-puerperal, além de aumentar o vínculo entre a comunidade e a equipe de saúde da família, por meio do compartilhamento de conhecimentos entre as gestantes, seus respectivos familiares e a equipe de saúde”, explica Ana Dulce Amorim.

Durante os encontros, acontecem rodas de conversa sobre temas relevantes para as gestantes e as pessoas que estarão ao seu lado durante a gravidez e o puerpério, como a importância do pré-natal; desenvolvimento da gestação, as mudanças corporais, medos e fantasias, vida sexual segura, reconhecimento dos sinais de alarme e o que fazer nessas situações, a importância do planejamento familiar, entre outros. As gestantes são orientadas para lidar com as queixas mais frequentes de sintomas das gravidez e a prática de atividade física neste período, além de receberem orientação nutricional, inclusive sobre a suplementação de ferro e ácido fólico,

A etapa do parto também será abordada, com orientação e incentivo ao parto normal, enfatizando a gestação, o parto, o puerpério e o aleitamento materno como processos fisiológicos; o preparo logístico, sinais e sintomas, e os cuidados pós-parto com a mulher e com o recém-nascido, estimulando o retorno aos serviços de saúde para consulta de puerpério e puericultura. Haverá também momentos de conscientização sobre a importância dos testes de triagem (teste do pezinho, teste do olhinho, teste da orelinha) e das vacinas.

Outros temas abordados serão a importância do planejamento familiar, saúde mental e violência doméstica, benefícios legais a que a mulher tem direito, incluindo a Lei do Acompanhante e a Importância da participação do parceiro e família em todo o processo de parturição. “Faremos ainda atividades lúdicas, como realização da ultrassonografia obstétrica natural, massagens, meditação e musicoterapia”, informa Ana Dulce Amorim. Durante a primeira reunião, foi realizado ainda um ensaio fotográfico com as gestantes, com o objetivo de promover sua autoestima.

Pré-natal

A UBS Vamos Ver o Sol segue o protocolo de acompanhamento das gestantes de acordo com sua classificação de risco: o pré-natal nos casos de baixo e médio risco é feito exclusivamente na unidade, com médico e enfermeiro, enquanto os casos de alto risco são acompanhados pela UBS em parceria com a Maternidade Evangelina Rosa.

Quando a mulher suspeita da gravidez basta procurar a equipe Estratégia Saúde da Família, que vai solicitar os exames e fazer os encaminhamentos necessários, em um trabalho integrado entre médico, enfermeiro e odontólogo.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2576/ubs-cria-grupo-de-gestantes-para-acompanhamento-da-gravidez