REPOSIÇÃO DE ESTOQUE

FMS distribui doses de vacinas que estavam com estoque reduzido

Em todo o país houve problemas de fornecimento de algumas vacinas

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) recebeu 15 mil doses da vacina contra a Hepatite B e mais 10 mil doses da vacina Dupla Adulto (dT), que estavam com estoque reduzido em todo o país por problemas de fornecimento com o Instituto Butatan ao Ministério da Saúde, responsável por sua produção.

A distribuição das vacinas está acontecendo desde o dia 26 de fevereiro e até a próxima quarta-feira (2 de março) todas as salas de vacina de Teresina estarão abastecidas. “Estamos dando prioridade aos locais cuja demanda pelas vacinas de Hepatite B e dT é mais intensa. Mas todas as salas serão abastecidas”, afirma Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da FMS.

Todos os recém-nascidos precisam receber uma dose da vacina contra Hepatite B. Já a vacina dT protege adultos contra difteria e tétano. A difteria, assim como o tétano, é uma doença grave que pode ocorrer em pessoas de qualquer idade e que pode ser facilmente evitada com o uso da vacina.

“Devemos deixar claro que a criança também recebe a vacina Pentavalente, aos 2, 4 e 6 meses, que protege contra a Hepatite B, difteria, tétano, coqueluche e doenças causadas por Haemophilus influenza B. A Pentavalente não estava em falta”, afirma Amariles Borba.

As Diretorias Regionais de Saúde de Teresina já estão com as doses das vacinas e já iniciaram o processo de distribuição nas Unidades Básicas de Saúde.

fms vacina

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/255/fms-distribui-doses-de-vacinas-que-estavam-com-estoque-reduzido