AJUDA

FMS instala força tarefa para prestar assistência às vítimas da tragédia do Parque Rodoviário

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) instalou força tarefa para prestar assistência médica e emocional diante do transbordo de lagoa do Parque Rodoviário, zona sul de Teresina, ocorrida na noite desta quinta-feira (04). O SAMU foi acionado e equipes da Estratégia de Saúde da Família continuarão no local realizando atendimentos em saúde no final de semana. O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) também se mobilizou e irá prestar apoio emocional às vítimas.

O presidente da FMS, Charles Silveira afirmou que “lamenta profundamente o ocorrido e que a Prefeitura de Teresina está fazendo o possível para assistir às vítimas e familiares da tragédia. A FMS enviou ambulância do SAMU e equipes da Atenção Básica, da Atenção Psicossocial e demais unidades hospitalares continuam de prontidão aos chamados. A nossa finalidade é otimizar todos os recursos necessários à assistência e minimizar os danos à saúde pública”, afirma.

As equipes de Estratégia de Saúde da Família continuarão fornecendo assistência em saúde às famílias. “Estes profissionais estão no local e ficarão lá durante todo o final de semana. Nosso trabalho é articulado com a Defesa Civil, Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (SEMCASPI) e sociedade. Pretendemos facilitar o acesso dessas pessoas aos serviços de saúde e orientar no que for necessário”, afirma Francisco Pádua, diretor de Atenção Básica FMS.

Na área da saúde mental, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) III, gerenciado pela FMS, enviou equipe para realizar diagnóstico situacional e então iniciar a oferta de apoio emocional. “Nós vamos estender a mão para dá apoio emocional e psicológico para aquela localidade, porque muitas pessoas estão desabrigadas ou perderam entes queridos. Então estamos articulando a melhor forma de atendimento a esse público”, afirma Luanna Bueno, gerente de Saúde Mental da FMS.

Outros setores da FMS foram acionados para intervenção na área acometida pela inundação. “A gerência de Zoonoses também irá monitorar o local para eliminar roedores que transmitem leptospirose, além de, posteriormente, monitorar áreas de risco com existência de criadouros do Aedes Aegypti. Já a Vigilância Ambiental irá inspecionar a qualidade da água da região e a Vigilância Sanitária irá verificar se o local dos desabrigados é adequado a permanência de pessoas”, ressalta Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da FMS.

Entenda o caso

Na noite de ontem (04), houve rompimento de um muro que represava uma lagoa em um terreno particular na região do Parque Universitário, zona sul de Teresina. A tragédia deixou duas pessoas mortas, atingiu mais de 40 casas e deixou dezenas de feridos. No momento, equipes do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil também trabalham no local avaliando possíveis riscos, além de assistentes sociais e equipes de limpeza. Por questão de segurança, a passarela do Parque Rodoviário foi interditada.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2528/fms-instala-forca-tarefa-para-prestar-assistencia-as-vitimas-da-tragedia-do-parque-rodoviario