SUS

Representantes do Conselho de Saúde participam de Oficina no Rio Grande do Norte

Estão sendo discutidos a democratização do SUS e o atendimento às demandas da população

Em mais uma etapa de preparação para a Conferência Nacional de Saúde, seis delegados do Conselho Municipal de Saúde de Teresina estão participando da Oficina Macrorregional Nordeste I, que acontece na cidade de Natal - RN. Em pauta, a democratização do SUS e o aprimoramento no atendimento às demandas da população.

O encontro tem objetivo de aprimorar e fortalecer as discussões e pautas em nível de região Nordeste para serem levadas à 16ª Conferência Nacional de Saúde, que acontece em agosto. “Nossa meta é enfrentar os desafios de consolidar o SUS e defender a questão de que a saúde está atrelada à democracia. Democracia é saúde e o direito à vida humana”, comenta Sammia Barros, que representa a Fundação Municipal de Saúde no conselho.

As oficinas, que acontecem até amanhã (05), abordam temas como números do SUS, sua democratização e implantação do modelo público e universal de saúde no Brasil e os desafios do controle social na consolidação do SUS e da democracia do Brasil.

As pautas de Teresina foram definidas nas pré-Conferências Municipais de Saúde, que aconteceram nas quatro zonas de Teresina durante o mês de março deste ano. Elas estão sujeitas a aprovação na 9ª Conferência Municipal de Saúde, que acontece em abril. Uma vez aprovadas, estas mesmas propostas são apresentadas em nível de estado e depois vão para a conferência nacional, quando é feito um plano de ação para o Governo Federal executar.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2520/representantes-do-conselho-de-saude-participam-de-oficina-no-rio-grande-do-norte