SEMPRE EM ALERTA

FMS desenvolve ações permanentes que visam minimizar casos de dengue, zika e chikungunya

A FMS já tem planejadas para o mês de março 11 palestras educativas com a temática de prevenção ao Aedes aegypti

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) desenvolve ações educativas em caráter permanente junto aos vários setores sociais, através do Núcleo de Educação em Saúde e Comunicação (NESC). Somente nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, 6.901 escolas e outros órgãos foram visitados pelas equipes do NESC com o intuito de despertar em toda a sociedade o espírito de contribuição coletiva para a minimização dos índices vetoriais de doenças consideradas graves problemas de saúde pública, como a dengue, zika e chikungunya.

“Nossas ações educativas seguem uma programação anual e são permanentes. Mas não conseguiremos otimizar os dados sobre dengue e outras doenças sem o apoio e contribuição de toda a sociedade. Precisamos fazer nossa parte todos os dias verificando e esvaziando possíveis criadouros de mosquito. Sabemos que eles se reproduzem em água parada e limpa”, afirma Júlia Rocha Santos, coordenadora de Educação em Saúde e Comunicação da FMS.

Júlia Rocha Santos fará palestra dia 1º de março, a partir das 9h, no Ginásio Poliesportivo da Cerâmica Cil I,    Rua 20 s/n. Outra palestra já está agendada para o dia 2 de março, na sede da Fundação Wall Ferraz, localizada na Praça Marechal Deodoro da Fonseca, 900, Centro. E no dia 3, o Centro de Capacitação do bairro Piçarreira será palco das explicações do NESC/FMS de como alertar toda a comunidade sobre os cuidados com focos do mosquito.

A Prefeitura de Teresina, desde dezembro de 2015, tem desenvolvido diversas ações integradas para otimizar os dados relacionados às doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti na capital. Um decreto de emergência sanitária foi assinado pelo prefeito Firmino Filho e foram tomadas novas medidas para intensificar a luta contra o mosquito. Desde o dia 19 de dezembro a Operação Faxina nos Bairros está acontecendo em todas as zonas da cidade todos os sábados. Em oito edições da atividade, foram percorridos 32 bairros e recolhidos um total de 1.663 toneladas de lixo.

De acordo com dados da FMS, foram notificados 105 casos de dengue em janeiro de 2015. Este número tem caído ao longo dos anos, sendo que no mesmo período de 2014 foram registrados 171 casos, 182 em 2013 e 320 casos no primeiro mês de 2012.

O Núcleo de Educação em Saúde e Comunicação (NESC/FMS) já tem planejadas para o mês de março 11 palestras educativas com a temática de prevenção ao Aedes aegypti e nove atividades em campo. “O trabalho desenvolvido pelo NESC junto às comunidades desenvolve as temáticas referentes à dengue, raiva, calazar, diarreia, drogas, violência, hanseníase, doenças sexualmente transmissíveis, dentre outros assuntos. Nossas atividades priorizam as relações dialógicas, contribuindo para a formação de consciência sanitária crítica, possibilitando o pleno exercício da cidadania”, explica Júlia Rocha Santos.

fms NESC dengue zika chikungunya

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/252/fms-desenvolve-acoes-permanentes-que-visam-minimizar-casos-de-dengue-zika-e-chikungunya