CAPACITAÇÃO

Profissionais das salas de vacina participam de atualização para vacinação contra a gripe

Atualização acontece até a próxima sexta-feira (05)

Acontece durante esta semana, no auditório da Fundação Municipal de Saúde (FMS), a atualização de todos os profissionais que vão trabalhar na Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe, que acontece em todo o país entre os dias 10 de abril e 31 de maio. O treinamento segue até a próxima sexta (05) e acontece nos turnos manhã e tarde.

Participam do evento os enfermeiros, auxiliares de enfermagem das equipes Estratégia Saúde da Família, coordenadores das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e profissionais dos hospitais municipais que tenham salas de vacina. “Está sendo discutida a operacionalização da campanha em 2019, de acordo com as orientações da nota técnica lançada pelo Ministério da Saúde”, informa a diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba.

Para não prejudicar o atendimento de rotina, os participantes foram divididos em cinco turmas, nos turnos manhã e tarde, e organizados de acordo com o horário de trabalho. Hoje (02), participou do evento a enfermeira Célia Santiago, da UBS Santa Isabel. “A procura para esta vacina é muito grande na comunidade, por isso é importante que a gente reveja questões como os grupos prioritários, as doses e a aplicação, e estamos aqui reforçando todas essas informações”, comentou a profissional de saúde.

O Ministério da Saúde em 2019 realizará a 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, no período de 10 de abril a 31 de maio. Este ano, a vacina trivalente ofertada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para grupos específicos protegerá contra os vírus H1N1, o H3N2 e o influenza do tipo B Victoria.

A lista completa do grupo prioritário é: gestantes e puérperas, crianças de 6 meses a 5 anos de idade, maiores de 60 anos, profissionais da saúde, pessoas de qualquer idade com doenças crônicas (diabetes, doenças cardíacas e respiratórias, distúrbios que comprometem a imunidade, como o câncer, e outras), população indígena, pessoas privadas de liberdade, professores da rede pública e privada e trabalhadores do sistema prisional.

Amariles Borba chama atenção para a principal forma de prevenção da doença, que é a lavagem das mãos. “É necessário que as pessoas continuem a praticar as boas atitudes de lavar as mãos com água e sabão várias vezes ao dia, para que não transmitam os vírus respiratórios causadores de gripes e outras doenças respiratórias”, comentou a diretora. “Tomar a vacina anualmente também é importante para o público alvo, porque a gripe pode ter consequências sérias, como pneumonia e infarto. Pra se ter uma ideia, ela mata mais de 650 mil pessoas todos os anos segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS)”, finaliza a diretora.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2517/profissionais-das-salas-de-vacina-participam-de-atualizacao-para-vacinacao-contra-a-gripe