SAÚDE MENTAL

Usuários do CAPS AD expõem obras em mosaico na UFPI

As obras são resultado de um projeto iniciado em junho do ano passado, com oficina para os usuários

Usuários do CAPS AD expõem obras em mosaico na UFPI

 

Quadros, espelhos e outras obras de arte feitas em mosaico estão sendo produzidas pelos usuários do CAPS AD, Centro de Atenção Psicossocial para usuários de álcool e outras drogas. Na manhã de hoje (29), estas peças estiveram expostas no espaço Rosa dos Ventos da Universidade Federal do Piauí (UFPI), durante a Feira de Base Agroecológica Cultural da instituição.

 

Intitulada "Pedaços de uma história", as obras são resultado de um projeto iniciado em junho do ano passado, que ensinou cinco usuários do CAPS AD a trabalhar com mosaico, arte decorativa milenar que reúne pequenas peças de diversas cores para formar uma grande figura. Cinco usuários expuseram suas obras na exposição de hoje.

 

A coordenadora do CAPS AD, Elizandra Carvalho, relata a experiência positiva da oficina de mosaico, que deu aos usuários em recuperação de problemas com álcool ou outras drogas não apenas conhecimento, como também uma fonte de renda. “Os usuários continuam até hoje a produzir suas peças no CAPS e alguns já montaram seus próprios ateliers”, conta. “Inicialmente, conseguimos doações de cerâmica quebrada de empresas de material de construção. Com a venda das primeiras peças, os artistas passaram a financiar seu material e hoje em dia são autossustentáveis”, diz a coordenadora.

 

O CAPS AD Dr. Clidenor de Freitas Santos, especializado no tratamento de álcool e outras drogas, iniciou suas atividades em 11/08/2003, se configurando como primeiro serviço substitutivo ao modelo hospitalocêntrico implantado no município de Teresina.

 

Elizandra Carvalho, explica sobre o funcionamento do CAPS AD: “A pessoa passa por triagem para avaliação do grau de dependência e é desenvolvido projeto terapêutico de acordo com o caso. O Centro conta com profissionais de enfermagem, psiquiatras, psicólogos, assistente social, terapeuta ocupacional, nutricionista e clínico geral. Quanto ao tratamento ofertado, este pode ser intensivo (o usuário frequenta diariamente o Centro), semi-intensivo (a frequência é de 3 dias na semana) e não-intensivo (a frequência é de um dia na semana ou quinzenal)”.

 

De acordo com a coordenadora, o Centro trabalha na perspectiva de redução dos danos causados pelas substâncias entorpecentes: “NO CAPS AD, realizamos trabalho voltado para reduzir danos decorrentes do uso de álcool e outras drogas. Assim, procuramos estratégias para diminuir o consumo ou diminuir os riscos à saúde associados ao consumo de drogas lícitas e ilícitas. Agora, se a pessoa manifestar interesse em parar de usar drogas (ficar em abstinência), iremos contribuir sim com esse processo.”, afirma.

Tags:
fms CAPS AD

Comentários (0)


 
 

Fundação Municipal de Saúde de Teresina - FMS

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2512/usuarios-do-caps-ad-expoem-obras-em-mosaico-na-ufpi