CAPACITAÇÃO

Teresina atualiza profissionais de saúde no manejo de hanseníase

A 2ª etapa do Projeto Brasil Livre de Hanseníase visa capacitar seus profissionais na detecção e avaliação da doença.

Conhecida desde os tempos bíblicos, a hanseníase é uma doença silenciosa que ainda ameaça o Brasil. Em uma iniciativa de combater a doença, Teresina executa entre os dias 1º a 5 de abril a 2ª etapa do Projeto Brasil Livre de Hanseníase, que visa capacitar seus profissionais na detecção e avaliação da doença.

O Projeto Brasil Livre de Hanseníase é uma parceria entre o Ministério da Saúde, Organização Pan Americana de Saúde (OPAS) com financiamento da Fundação NIPOON do Japão. A execução da 1ª etapa ocorreu no segundo semestre de 2017, com várias oficinas de capacitação em hanseníase clínica e prevenção de incapacidades para os profissionais da atenção básica, além da realização de mutirões de manchas suspeitas. Desta vez, serão realizadas atividades de campo, com uma oficina de capacitação para detecção oportuna e avaliação qualificada de contatos de hanseníase, voltada para médicos e enfermeiros da atenção básica.

Durante as oficinas haverá aulas teóricas e práticas. A aula téorica será realizada dia 1º de abril na UFPI/Departamento de Enfermagem e as práticas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) das áreas com maior número de casos diagnosticados de hanseníase, durante toda a semana nos dois turnos.

“Teresina foi escolhida pelo Ministério da Saúde para execução deste Projeto por manter uma série histórica endêmica para este agravo”, explica a diretora de Vigilância em Saúde da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Amariles Borba. Em 2017, foram diagnosticados no município 429 casos novos de hanseníase, sendo a maioria dos casos multibacilares (53%), forma mais avançada da doença. A detecção de casos na população geral foi de 50,69 casos/100.000 habitantes e em menores de 15 anos, de 18,71 casos/100.000 habitantes. Dados parciais de 2018 indicam diagnóstico de 462 casos novos, com detecção de 53,6 casos por 100.000 habitantes.

Amariles Borba chama atenção da população para estar sempre atenta a qualquer mancha suspeita que apareça na pele. “Qualquer mancha no corpo mais clara ou mais escura, amarronzada ou avermelhada, você precisa procurar um médico pra verificar se não é hanseníase, ou os enfermeiros do ESF que também que estão habilitadas a fazer essa suposição diagnóstica”, alerta a diretora, ressaltando ainda que o tratamento é gratuito. “Se o caso se confirma, o paciente já sai da UBS tendo tomado a primeira dose da medicação e levado o medicamento pra casa para continuar o tratamento”, diz.

As pessoas que convivem o conviveram com casos de hanseníase têm maior risco de vir adoecer, pois a transmissão da hanseníase ocorre por meio da eliminação de secreções de vias áreas como espirro e tosse da pessoa doente no ambiente, e ao passo que os contatos domiciliares respiram o mesmo ar ambiente podem se infectarem e adoecerem. “Vale ressaltar que a transmissão não ocorre por contato como abraço, aperto de mão, sentar no mesmo local e nem por meios de saudações sociais”, finaliza Amariles Borba.

2ª ETAPA DO PROGRAMA “BRASIL LIVRE DE HANSENÍASE”

01/04/2019. Segunda-feira

Manhã (8 às 12 hs) e tarde (14 às 17:30 hs)

Aula teórica - UFPI/Departamento de Enfermagem