PESQUISA

Pesquisadores registram experiência em saúde na zona rural de Teresina

A visita dos pesquisadores da ABRASCO segue até amanhã (29)

Pesquisadores registram experiência em saúde na zona rural de Teresina

A experiência da atenção básica em saúde na zona rural foi a pauta na tarde da hoje (28) de mais uma visita da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) a um estabelecimento de saúde municipal. Desta vez, os pesquisadores conheceram a Unidade Básica de Saúde João Cirilo, que atende à comunidade do povoado Boa Hora, zona rural Norte da capital.

A UBS João Cirilo conta com uma equipe Estratégia Saúde da Família, que aderiu ao Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) - ou seja, cumpre jornada de dois turnos e tem o compromisso de promover atividades em saúde com a população. A unidade atende uma média de 3 mil pessoas e conta com atendimento básico médico, odontológico e de enfermagem.

A equipe da UBS João Cirilo dispõe de serviços voltados para diversos públicos, como gestantes, crianças, idosos, hipertensos e diabéticos, levando em consideração a necessidade de cada um deles. Além de executar programas específicos, como o Programa Saúde na Escola (em parceria com escolas da região) e o de próteses dentárias, que desde o início de sua implantação já entregou 170 próteses, das quais 43 foram só em 2018.

A unidade conta ainda com um programa voltado para pessoas que desejam largar o vício do cigarro, que atualmente em sua terceira turma, com 12 participantes. Durante o período de um ano, estas pessoas são acompanhadas pela equipe de saúde, que promove um tratamento que consiste em reuniões (inicialmente semanais, depois passam a ser mensais), administração de medicamentos (adesivos e comprimidos anti-tabaco), acompanhamento odontológico e principalmente a força de vontade do participante em parar, como explica a enfermeira Lívia Viana. “Estamos sempre disponíveis para conversar, e nas reuniões de grupo eles se apoiam mutuamente e contam suas experiências. A gente traz ainda filmes educativos que mostram a repercussão do cigarro no corpo do indivíduo”, comenta a enfermeira.

O investimento na Estratégia Saúde da Família e o empenho em humanizar o atendimento por meio do investimento em recursos humanos têm sido um ponto de destaque na experiência teresinense. “O município investiu na estratégia saúde da família como modelo único de universalização da atenção primária e além do investimento na qualificação das UBS e na construção, ambiência e equipamentos”, diz. “Esses aspectos tem feito com que Teresina possa servir de modelo para outros municípios interessados no fortalecimento da atenção primária no nosso país”, completa o pesquisador.

A visita é uma etapa do Laboratório de Inovação em Atenção Primária à Saúde (APS Forte) da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) na capital, que tem como objetivo acompanhamento e a sistematização das transformações que estão ocorrendo na saúde da cidade, além de também dar visibilidade para práticas que respondam de forma inovadora para problemas comuns da saúde. A programação se encerra amanhã (29) com uma Roda de Conversa na UBS Cidade Jardim sobre empoderamento, autonomia e promoção da saúde.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2508/pesquisadores-registram-experiencia-em-saude-na-zona-rural-de-teresina