OPAS EM TERESINA

O fortalecimento da Atenção Básica de Saúde como Produto e Produtor do Conhecimento foi tema da roda de conversa que aconteceu hoje entre representantes da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), pesquisadores da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) e profissionais de saúde que atuam em experiências de integração ensino-serviço-comunidade e educação permanente.

“Nosso objetivo é inserir e despertar serviços. Implementar nas Unidades Básicas de Saúde grupos de atividades físicas e de educação em saúde, gerando assim também trabalhos de acordo com o calendário da saúde. Como ações alusivas ao novembro Azul, outubro Rosa e outras datas durante todo o ano”, explica Andreia Lima, da Residência em Saúde da Família da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). O grupo dela de profissionais atua nas UBS Monte Castelo e Cristo Rei, portanto parceiros do trabalho da Fundação Municipal de Saúde junto à comunidade.

Participaram da roda de conversa de hoje, 27, Renato Tasca, da OPAS; Patty Fidelis, Lígia Giovanella e Luiz Facchini da Abrasco; Andreia Lima, da Residência em Saúde da Família da Universidade Estadual do Piauí (UESPI); Otacílio Batista, professor de saúde coletiva em odontologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI); Elisiane Gomes, da Residência em Enfermagem Obstétrica da UFPI; Victor Campelo, chefe do E-saúde do Hospital Universitário, dentre outros representantes da Fundação Municipal de Saúde.

“Nós estamos aqui conhecendo o trabalho de Teresina como algo pioneiro na Atenção Básica, no Sistema Único de Saúde. Aqui há uma acumulação de conhecimento devido a gestores dedicados e estabilidade na governança da cidade. O resultado de tudo isso é, mesmo em um contexto difícil, com demanda muito grande e difícil de contornar, com população às vezes muito carente, mas a capacidade da cidade de se organizar”, afirma Renato Tasca, da OPAS.

OPAS e Abrasco estão em Teresina com o objetivo de acompanhar e sistematizar as transformações que estão ocorrendo na saúde da capital, além de também dar visibilidade para práticas que respondam de forma inovadora para problemas comuns da saúde.

Elisiane Gomes, da Residência em Enfermagem Obstétrica da Universidade Federal do Piauí (UFPI), falou durante a roda de conversa desta tarde de quarta-feira que os enfermeiros da residência que ela faz parte atuam na UBS Irmã Dulce. “Lá realizamos várias atividades voltadas à comunidade, principalmente no que tange à saúde da mulher. Mas também sem deixar de lado os demais grupos, como crianças, idosos”, diz. Ela enfatizou ainda que tem estagiários em três UBS: Nossa Senhora da Paz, Mocambinho e Nova Brasília. “Sempre queremos deixar algum produto do nosso trabalho nesses locais. Na Vila da Paz, por exemplo, nós fazemos o trabalho de gerenciamento dos resíduos sólidos da unidade”.

Outro trabalho voltado à comunidade também foi citado na conversa entre os gestores e pesquisadores. Foi o trabalho desenvolvido por Otacílio Batista, professor de saúde coletiva em odontologia da Universidade Federal do Piauí em parceria com os profissionais de odontologia da Unidade Básica de Saúde Cidade Verde.

“Nossa atual parceria com a FMS envolve o Consultório na Rua, trabalho que atua junto às pessoas em situação de rua. Uma população muito carente e que precisa de cuidados. Estamos levando essas pessoas para tratamento odontológico na UBS Cidade Verde e encaminhando os casos que necessitam de raio x panorâmico para a UFPI. Oportunizando assim o atendimento à essa população e o contato de nossos estudantes e profissionais com a comunidade. Temos muitos desafios dentro da Atenção Básica quanto ao atendimento desse público e estamos tentando contornar isso”, falou Otacílio.

• Saúde comunitária é discutida em reunião entre pesquisadores da Abrasco e parceiros da FMS
OPAS ABRASCO fms

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2503/saude-comunitaria-e-discutida-em-reuniao-entre-pesquisadores-da-abrasco-e-parceiros-da-fms