CAPACITAÇÃO

Profissionais do HUT participam de curso de Comunicação de Más Notícias

O curso acontece dia 29 de março, no Hospital Moinho de Ventos, em Porto Alegre

Após o fechamento do protocolo de morte encefálica e a definição do diagnóstico de morte encefálica a comunicação da morte do paciente para a família é uma das tarefas mais delicadas e difíceis enfrentadas pelas equipes de saúde de qualquer hospital. A fim de tornar esse momento o mais suportável e acolhedor possível dois profissionais de enfermagem do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) irão participar, dia 29 de março, de um curso de Comunicação de Más Notícias no Hospital Moinho de Ventos, em Porto Alegre.

 

Dra. Clara Leal, diretora geral do HUT explicou que dentro do processo de doação e captação de órgãos os profissionais de saúde envolvidos também são responsáveis em dar a notícia em momentos críticos. “Por ser uma referência na urgência e emergência do nosso estado o HUT se tornou um grande colaborador nas doações de órgãos. Atualmente, somos responsáveis pela captação de 40% do total de córneas e 50% das doações de múltiplos órgãos. É um número expressivo que representa a importância do Hospital no processo de doação”, destacou a diretora.

 

O enfermeiro Ronaldo José, que irá participar do curso, disse que é imprescindível que o profissional de saúde tenha habilidades de comunicação interpessoal, comunicação verbal e não verbal. “O primeiro encontro da família com os profissionais de saúde que ficaram responsáveis pela comunicação da morte encefálica é muito importante, pois pode produzir reações diversas, que se adequada a família, a mesma poderá se sentir acolhida, porém se for entendida como inadequada, eles nunca irão perdoar os profissionais e não darão continuidade ao processo de doação”, explicou.  

 

Pode ser considerada uma má noticia tudo que muda para pior a perspectiva de futuro de uma pessoa. Os profissionais de saúde, apesar de lidarem diariamente com estas situações, precisam estar, periodicamente, se atualizando com cursos e oficinas que ofereçam novas técnicas e habilidades na comunicação de informações de resultados negativos.

 

Nos dois últimos anos, das 42 captações realizadas pela Central de Transplantes do Estado do Piauí por meio da Organização de Procura de Órgãos (OPO) o HUT foi responsável por 24. E das 86 captações de córneas o HUT foi responsável por 48. A doação de órgãos é um tema muito delicado. Cerca de 70% das famílias que são abordadas recusam a doação na entrevista familiar. Muitas famílias ainda tem resistência para tratar sobre o assunto e muitas vidas dependem dessa decisão.

Para se tornar um doador é preciso que a pessoa comunique a família sobre este desejo, pois a doação só pode ser autorizada pelo familiar de até 2° grau. A recusa dos familiares ainda é a principal causa da falta de doadores

Tags:
fms

Comentários (0)


 
 

Fundação Municipal de Saúde de Teresina - FMS

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2498/profissionais-do-hut-participam-de-curso-de-comunicacao-de-mas-noticias