HUT

Enfermeiros e Técnicos participam de curso de atualização em Suporte Básico de Vida

A fim de qualificar ainda mais seus enfermeiros e técnicos de enfermagem para o atendimento de urgência e emergência, o Hospital de Urgência de Teresina (HUT), promoveu essa semana um curso de atualização em Suporte Básico de Vida (SBV). O curso teve aulas teóricas e práticas e foi ministrado pelo médico urgentista do HUT, Dr. Durval Tércio, no auditório do Hospital.

De acordo com o Dr. Durval Tércio, as técnicas apresentadas durante a atualização podem proporcionar um aumento de até 60% de chance de sobrevivência do paciente, até a chegada do Suporte Intermediário de Vida (SIV). “É importante qualificar as equipes de suporte básico para que tenham ainda mais autonomia durante as intercorrências. Esse treinamento tem como objetivo principal reduzir as chances de agravamento do quadro de saúde dos pacientes, que por conta do nosso perfil de atendimento já são bastante graves”, explicou.

A enfermeira do HUT, Silmara Pacheco, participou do treinamento e disse que esses ursos são fundamentais para melhorar a assistência ao paciente e motivar a equipe. “A experiência com o Dr. Durval no treinamento de suporte básico foi enriquecedora por sua dinâmica em transmissão das técnicas abordadas no SBV”, destacou.

Para manter seus profissionais atualizados o gerente de enfermagem da Clínica Cirúrgica, Ronaldo José, já está com sua programação fechada para esse primeiro semestre. “Já fechamos a nossa programação com curso de estomaterapia, sistematização da assistência de enfermagem, administração de medicamentos e utilização e manuseio de dispositivo supragloticos em vias aéreas avançadas”. destacou.

Por ser um Hospital voltado, principalmente, para o atendimento de pacientes vítimas de trauma o HUT mantém uma equipe especializada para esse tipo de  atendimento de plantão 24 horas por dia. Somente este ano esses profissionais realizaram 3.043 atendimentos de vítimas de trauma, dentre acidentes de trânsito, agressão física e queda. A intenção é oferecer um serviço resolutivo que supra as necessidades da população, principalmente por conta do grande número de vítimas de acidentes de trânsito, sobretudo motocicletas, que corresponde a mais de 80% do total de acidentes.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2494/enfermeiros-e-tecnicos-participam-de-curso-de-atualizacao-em-suporte-basico-de-vida