VISITA

Pesquisadores revisitam a história da Atenção Básica em Teresina

Pesquisadores da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) visitam nossa capital durante esta semana

Pesquisadores revisitam a história da Atenção Básica em Teresina

A origem da atenção básica em Teresina contada por aqueles que participaram dela desde o começo. Conhecer e registrar esta história é um dos objetivos da visita dos pesquisadores da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO), que visita nossa capital durante a semana. Na tarde de hoje (25) eles estiveram reunidos com representantes de diversos segmentos relacionados à saúde para entender mais sobre como se deu esse processo.

Os pesquisadores vieram fazer registros e recolher depoimentos das experiências exitosas em Atenção Básica desenvolvidas pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) na capital. No primeiro momento, foram ouvidos os profissionais de saúde envolvidos nas primeiras equipes de saúde da família instaladas na capital, que contemplavam três áreas  da cidade: Cerâmica Cil, Usina Santana e Santa Maria da Codipi. Ao longo de 23 anos, as equipes foram se expandindo, sempre priorizando áreas de maior vulnerabilidade social, e atualmente temos 256 equipes em 90 Unidades Básicas de Saúde, o que corresponde a 100% de cobertura em nossa cidade. Em seguida, foi a vez dos representantes dos segmentos de usuários, trabalhadores, prestadores e gestores de saúde que desbravaram o controle social em Teresina.

O médico Ernesto Alberto Bravo foi um dos pioneiros da implantação do programa. Ele veio para nossa cidade em junho de 1997 como enviado de Cuba (país de origem da Estratégia Saúde da Família) para prestar assessoria técnica na implantação do programa por meio de convênio entre Teresina e o Ministério da Saúde Pública de seu país. "Quando chegamos aqui em já existiam três equipes com médico, enfermeiro e agentes comunitários de saúde, além da técnica de enfermagem", conta o médico. "Junto com estes profissionais, começamos a discutir, construir ferramentas e tentar repassar conhecimentos trazidos da estratégia que há muitos anos acontecia como referência latinoamericana em Cuba, como programas básicos de saúde da mulher, criança, idoso, acompanhamento de diabéticos e hipertensos. Junto com esse trabalho, nós acompanhamos visitas e assessoramos esse processo inicial. Posteriormente participamos do processo seletivo para a contratação de novos médicos e enfermeiros e do curso de capacitação", relata ele.

O médico cubano avalia como positivo o trabalho desenvolvido pela FMS em relação à atenção básica em saúde. "Podemos ver uma diminuição muito evidente de indicadores como mortalidade infantil, materna, e uma melhoria significativa de condições como tuberculose e hanseníase. Além disso, hoje é muito raro encontrar uma criança desnutrida, o que era comum naquela época. Então eu vejo que tem sido uma evolução muito boa", diz Ernesto Alberto Bravo.

A visita é uma etapa do Laboratório de Inovação em Atenção Primária à Saúde (APS Forte) da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) na capital, que tem como objetivo acompanhamento e a sistematização das transformações que estão ocorrendo na saúde da cidade, além de também dar visibilidade para práticas que respondam de forma inovadora para problemas comuns da saúde. “Diversos aspectos, como o investimento da Estratégia Saúde da Família, investimento em estrutura e regulação do acesso, têm feito com que Teresina possa servir de modelo para outros municípios interessados no fortalecimento da atenção primária no nosso país”, comenta Luiz Alberto Facchini, coordenador da rede em pesquisa em atenção primária à saúde da ABRASCO e professor da Universidade Federal de Pelotas-RS.

Amanhã (26) pela manhã, a equipe vai conferir de perto a qualificação e informatização das Unidades Básicas de Saúde e do complexo regulador, além de fazer uma visita à UBS Monte Castelo. À tarde, eles vão conhecer a Central de Regulação Ambulatorial, Hospitalar e de Transporte.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2493/pesquisadores-revisitam-a-historia-da-atencao-basica-em-teresina