TUBERCULOSE

FMS irá realizar ações em alusão ao dia mundial de combate à Tuberculose

Em Teresina, entre janeiro e novembro de 2018, foram detectados 170 novos casos da doença

Em alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, que foi ontem (24), a Fundação Municipal de Saúde (FMS) irá realizar uma série de ações nesta segunda-feira (25), das 8h às 11:30h, para orientar as pessoas sobre os sinais e sintomas da doença. O objetivo também será alertar para a importância do diagnóstico precoce.

Segundo a Diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba, a ação contará com três equipes distribuídas na cidade. Uma equipe ficará no Shopping da Cidade; a outra na CEASA e uma no mercado do Dirceu. “Essas equipes irão distribuir material educativo, bem como explicar sobre a tuberculose (o que é a doença, sintomas, tratamento, prevenção e onde buscar o tratamento)”, afirma.

Em Teresina, dados parciais que constam no Relatório Anual de Atividades da Prefeitura apontam que, entre janeiro e novembro de 2018, foram detectados 170 novos casos da doença.

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que acomete principalmente os pulmões, embora possa afetar outros órgãos ou sistemas. A doença é causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch. A pessoa infectada tem como principal sintoma a tosse seca ou produtiva. Há outros sintomas que podem estar presentes, como: febre vespertina, sudorese noturna, emagrecimento e cansaço.

Por Taís

tuberculose fms

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2489/fms-ira-realizar-acoes-em-alusao-ao-dia-mundial-de-combate-a-tuberculose