QUALIFICAÇÃO

Profissionais da rede hospitalar participam de curso sobre segurança do paciente

Evento acontece nos dias 28 e 29 de março

A internação hospitalar sempre está sujeita a eventos adversos, que são situações como infecções ou erros humanos que podem comprometer a segurança do paciente. Pensando nisso e de forma a minimizar estes problemas, os profissionais da saúde municipal participam do curso de investigação e análise de eventos adversos, que acontece nos próximos dias 28 e 29 de março.

O curso, promovido pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) em parceria com uma instituição privada, acontece nos turnos manhã e tarde no auditório da Diretoria de Assistência Especializada da FMS. “O curso é voltado pra profissionais que atuam nos Núcleos de Segurança do Paciente da rede hospitalar e pré-hospitalar (que inclui UPAs e SAMU) do município, totalizando 13 vagas”, informa Roseanne Nunes, do apoio técnico dos núcleos de segurança do paciente da FMS.

O objetivo é sensibilizar para o processo de melhoria na qualidade do cuidado da saúde, a partir da gestão de risco e incidentes no serviço. “Os eventos adversos são situações que não deveriam, mas podem acontecer durante internação. Estamos qualificando os profissionais para investigar e minimizar estes problemas, promovendo assim uma maior segurança do paciente que venha a ser atendido nestes locais”, justifica Roseanne Nunes.

É função do Núcleo de Segurança do Paciente promover a articulação dos processos de trabalho e das informações que impactem nos riscos ao paciente, além de articular com diferentes áreas intrahospitalares que trabalhem com riscos na instituição de saúde, considerando o paciente como sujeito e objetivo final do cuidado em saúde. O paciente precisa estar seguro, independente do processo de cuidado a que ele está submetido.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2480/profissionais-da-rede-hospitalar-participam-de-curso-sobre-seguranca-do-paciente