COMBATE AO MOSQUITO

Agentes da zoonoses visitaram quase 176 mil imóveis este ano

Quase 176 mil imóveis vistoriados apenas este ano. Este é o resultado do trabalho que a Gerência de Zoonoses da Fundação Municipal de Saúde (FMS) realiza regularmente em todo o município. As visitas têm como objetivo prevenir o surgimento de focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da zika, dengue e chikungunya.

“Até o dia cinco de fevereiro, foram visitados 175.946 imóveis na capital”, informa a gerente de Zoonoses Oriana Bezerra. “Destes, 16.351 passaram por tratamento para acabar com os focos do mosquito”, completa ela.

Nestas visitas, os agentes de endemias vistoriam o imóvel, verificando pontos mais vulneráveis à formação de focos do mosquito, como ralos, calhas e quintais. Se preciso, aplicam larvicidas nestes locais. Eles também orientam os moradores sobre cuidados básicos de prevenção ao mosquito e às doenças transmitidas por ele.

Devido à gravidade dos problemas relacionados às doenças transmitidas pelo Aedes aegypti (em especial a relação entre o vírus zika e a microcefalia em recém nascidos), a Prefeitura de Teresina tem intensificado suas atividades de combate ao vetor. O trabalho do agentes de endemias tem sido reforçado com a colaboração do Exército Brasileiro nas visitas domiciliares.

Além disso, têm sido realizadas ações educativas e a Faxina nos Bairros durante os sábados, para diminuir os focos nas residências. Em seis edições da Faxina nos Bairros, mais de 1.200 toneladas de lixo foram recolhidas. Neste sábado serão contemplados os bairros Morro da Esperança (zona Norte), Colorado (zona Sudeste), Macaúba (zona Sul) e Porto do Centro (zona Leste).

aedes aegypti

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/248/agentes-da-zoonoses-visitaram-quase-176-mil-imoveis-este-ano