CMAM

CMAM realiza fórum para dialogar sobre Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade

Evento acontece através de uma parceria entre a Semec e a FMS

CMAM realiza fórum para dialogar sobre Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade

Professores e coordenadores pedagógicos de escolas municipais de Teresina participam nesta sexta-feira (15) do I Fórum Municipal sobre Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, no Centro de Formação Odilon Nunes. A organização é do Centro Municipal de Atendimento Multidisciplinar Professora Ceiça Carvalho (CMAM), uma parceria da Secretaria Municipal de Educação (Semec) com a Fundação Municipal de Saúde (FMS) para o atendimento de crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem.

 

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é a patologia neurocomportamental mais frequente na infância, por isso o Fórum traz uma ampla discussão sobre o que é, como identificar e as principais formas de tratamento. O objetivo é informar corretamente para desmistificar o transtorno.

 

A programação inclui palestras e mesas redondas com psiquiatra, psicóloga, fonoaudióloga e terapeuta ocupacional, entre outros especialistas do CMAM. Um relato de caso também vai ajudar os participantes a entenderem na prática todas as etapas, do diagnóstico ao tratamento.

 

A neuropediatra Nayana Falcão explicou as bases biológicas e comportamentais que contribuem para o desenvolvimento e manutenção dos comportamentos do TDAH. “É um transtorno que gera desatenção e hiperatividade, a partir de distúrbios nas funções cerebrais. Entender melhor esses sintomas pode fazer toda a diferença na forma como o aluno com a patologia será tratado na escola. Ele é capaz de aprender e precisamos trabalhar em conjunto para que isso aconteça”, afirma a especialista.

 

Segundo o secretário municipal de Educação, Kleber Montezuma, o trabalho desenvolvido pelo CMAM, que completa dois anos de atuação, é pioneiro no Nordeste. “Teresina é exemplo para o país ao acolher alunos com transtornos e dificuldades de aprendizagem em um centro especializado, tratando com uma equipe multiprofissional de excelência. Isso muda completamente a vida dessas crianças”, destaca.

 

O presidente da FMS, Charles Silveira, também participou do evento e exaltou o serviço prestado pelo CMAM. “Temos que institucionalizar o Centro para que seja uma política permanente. Estamos trabalhando juntos pelo bem da cidade”, falou sobre a parceria. Charles aproveitou para lembrar da importância dos professores na identificação dos casos de transtorno. “Os professores possuem esse olhar sensível, conhecem seus alunos, então temos que entender as patologias para melhor acolher nossas crianças e adolescentes”, disse.

 

Para a diretora do CMAM, Daniela Escórcio, o evento é a coroação dos primeiros anos de atuação, contabilizando mais de 13 mil atendimentos terapêuticos. “Dobramos nossa capacidade de atendimento e hoje contamos com uma rede de parceiros para apoiar as crianças e os adolescentes em todas as suas dificuldades. Mais que números, prezamos pela qualidade. O aluno que passa pelo CMAM volta para sala de aula pronto para aprender”, conclui.

Fonte: SEMEC

Comentários (0)


 
 

Fundação Municipal de Saúde de Teresina - FMS

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2475/cmam-realiza-forum-para-dialogar-sobre-transtorno-de-deficit-de-atencao-e-hiperatividade