Centro de Atenção ao Diabético registra aumento de atendimentos em Teresina

Centro Funciona no Lineu Araújo

Centro de Atenção ao Diabético registra aumento de atendimentos em Teresina

As complicações do diabetes podem atingir o coração, os olhos, os nervos, os rins, as artérias e até levar a morte do indivíduo. Para atender pessoas com essa doença do tipo 1 e também casos específicos do tipo 2, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) mantém o Centro de Atenção ao Diabético (CAD) que funciona no Centro de Saúde Lineu Araújo em Teresina. Somente nos dois primeiros meses de 2019, o local realizou 1.513 atendimentos, número que representa 18% a mais do que o registrado no mesmo período de 2018.

Para iniciar o tratamento, o ponto de partida são as Unidades Básicas de Saúde, conforme explica Patrícia Moreira, endocrinologista que atua no Lineu Araújo. “Se houver necessidade, o paciente é direcionado para o CAD. Os critérios são: ter sido diagnosticado com diabetes tipo 1 e também se for diabetes tipo 2 que usa insulina, que esteja com complicações associadas ou com diabetes descompensado (hemoglobina glicada maior do que 7%, glicemia em jejum acima de 130mg/dl e glicemia pós prandial acima de 180 mg/dl)”.

De acordo com o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Charles Silveira, o atendimento oferecido é integral e satisfatório. “As 90 Unidades Básicas de Saúde realizam a prevenção de doenças bem como o acompanhamento de usuários diagnosticados com diabetes, inclusive fornecem medicações e insumos para controle e tratamento dessa doença. Já o CAD dá um bom suporte para esse público, em caso de complicações”, ressalta.

O diabetes é uma doença crônica caraterizada pelo aumento de glicose no sangue e que não tem cura, mas tem controle. “É necessário que o usuário tenha uma alimentação adequada, faça exercícios físicos e utilize as medicações de acordo com as orientações médicas. Sem os cuidados necessários, o paciente pode ter problemas na visão (cegueira); nos rins (insuficiência renal crônica); nos nervos (com perda de sensibilidade ou dor crônica), pé diabético e de doenças cardiovasculares (AVC e infarto)”, ressalta Patrícia.

Para os usuários com diabetes acometidos por complicações nos pés (a exemplo de feridas), o Lineu Araújo atende por demanda espontânea, sem necessidade de agendamento.  “O atendimento ocorre de segunda e sexta-feira no turno da tarde e ali fazemos curativos, cuidados na circulação, indicação de medicamentos e acompanhamento do usuário”, explica a enfermeira Ana Maria, do Lineu Araújo.

FMS fornece aparelho de glicemia  e medicamentos para diabetes

Segundo Juliana Lima, gerente de assistência farmacêutica da FMS, a Fundação é responsável pelo fornecimento de medicamentos e insumos para tratamento e controle do Diabetes na Atenção Básica: “Fornecemos insulinas NPH e Regular, antidiabéticos orais que fazem parte da primeira linha de cuidado do Ministério da Saude. Além disso, disponibilizamos os insumos para uso das insulinas e monitoramento de taxas glicêmicas: seringas para insulina e aparelhos de glicemia”.

Ela explica ainda que, para recebimento dos insumos de automonitoramento da glicemia capilar (aparelho de glicemia, fitas e lancetas), o usuário deve ser residente em Teresina e ser assistido pela Rede de Atenção Básica. Os documentos necessários para solicitação são: documentos pessoais, laudo médico declarando que o usuário é insulinodependente de difícil controle e necessidade do automonitoramento capilar, além de ficha do E-Sus com cadastro na UBS.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2473/centro-de-atencao-ao-diabetico-registra-aumento-de-atendimentos-em-teresina