DENGUE

Teresina notifica número de casos de dengue menor que o mesmo período do ano passado

Teresina começa a ver os primeiros resultados do trabalho de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da zika, dengue e chikungunya. No mês de janeiro de 2016, foram notificados 59 casos de dengue na capital, número quase 50% menor que o registrado no mesmo período do ano passado.

De acordo com dados da Fundação Municipal de Saúde (FMS), foram notificados 105 casos da doença em janeiro de 2015. Este número tem caído ao longo dos anos, sendo que no mesmo período de 2014 foram registrados 171 casos, 182 em 2013 e 320 casos no primeiro mês de 2012.

“Este número é reflexo da intensificação nas ações de combate ao mosquito, não apenas por parte da Prefeitura de Teresina como também da população, que está mais consciente e contribuindo com o trabalho”, pondera Francisco Pádua, presidente da FMS.

A Prefeitura de Teresina realiza ações permanentes de prevenção à dengue, zika e chikungunya, por meio da eliminação de focos do vetor. Durante todo o ano são promovidas ações educativas em escolas e instituições, e os agentes de endemias realizam visitas periódicas a imóveis em toda a cidade, além de outros pontos estratégicos como sucatas, hortas comunitárias e cemitérios.

Desde dezembro do ano passado, com a assinatura do decreto de emergência sanitária pelo prefeito Firmino Filho, foram tomadas novas medidas para intensificar a luta contra o mosquito. A partir de agora, os agentes estão autorizados a adentrar imóveis para destruir focos do Aedes aegypti, mesmo quando o dono não for localizado ou o local estiver abandonado.

Além disso, todos os sábados é realizada a Faxina nos Bairros, em parceria com as Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs). A população é avisada para que recolham todo tipo de lixo inservível da sua casa que possam se transformar em criadouro de Aedes aegypti. No sábado, o caminhão de limpeza percorre as ruas e recolhe este material. O trabalho rotineiro ganhou ainda a colaboração dos militares do Exército, que foi capacitado para realizar visitas como os agentes de endemias.

“Com o surgimento dos casos de microcefalia relacionados ao vírus da zika, o jogo mudou. Os danos que ele tem causado às nossas crianças são permanentes, não têm cura”, alerta o prefeito Firmino Filho. “Precisamos lutar contra o mosquito pensando também na saúde das gerações futuras, e a melhor forma de evitar estas doenças é promover mudanças de comportamento, como esta que estamos vendo acontecer no nosso município”, completa ele.

dengue aedes aegypti

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/247/teresina-notifica-numero-de-casos-de-dengue-menor-que-o-mesmo-periodo-do-ano-passado