CONSELHO DE SAÚDE

FMS e Conselho promovem Pré-Conferência de Saúde na zona Sul

A etapa aconteceu na manhã de hoje (11) no CRAS do bairro Promorar

FMS e Conselho promovem Pré-Conferência de Saúde na zona Sul

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) e o Conselho Municipal de Saúde promoveram mais um momento de diálogo entre a população e os gestores de saúde, na Pré-Conferência Municipal de Saúde. Esta etapa contemplou a zona Sul e aconteceu na manhã de hoje (11) no CRAS do bairro Promorar.

Durante o evento, foram debatidas as demandas da comunidade e a partir disso foram elaboradas propostas, que serão levadas para a 9ª Conferência Municipal, que acontece em abril. “Uma vez aprovadas, estas mesmas propostas são apresentadas em nível de estado e depois vão para a conferência nacional, quando é feito um plano de ação para o Governo Federal executar”, comenta o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Ivan Cabral.

Foram eleitos ainda delegados que representarão os usuários, os trabalhadores de saúde e da gestão, durante a conferência. “É uma etapa por região onde se define quem irá representar a população e vão discutir a política de saúde local e a consolidação do SUS, tendo em vista o direito à saúde que é garantido constitucionalmente”, diz Sammia Barros, representante da FMS no Conselho.

No próximo dia 25 de março será a vez da zona Sudeste sediar a sua etapa do seu evento, no CRAS Sudeste II Dirceu I. O presidente do Conselho Municipal de Saúde Ivan Cabral ressaltou a importância deste momento de diálogo, uma vez que o papel da entidade é o de representar a população. “O controle social é de suma importância para a sociedade, e com este evento nós podemos promover essa proximidade”, diz Ivan Cabral.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2466/fms-e-conselho-promovem-pre-conferencia-de-saude-na-zona-sul