HEPATITE B

FMS esclarece falta da vacina contra Hepatite B em Teresina

Foi formalizado novo cronograma de entregas com previsão para segunda quinzena de fevereiro de 2016

O Instituto Butantan, responsável pela produção da vacina contra a Hepatite B, atrasou o fornecimento da vacina em todo o país devido indisponibilidade de estoque. Por conta disso, o Ministério da Saúde está com dificuldades para fazer o fornecimento da vacina nos Estados, o que ocasionou no desabastecimento também nos municípios.

Segundo nota enviada pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, o laboratório formalizou, por meio de ofício, novo cronograma de entregas com previsão para segunda quinzena de fevereiro de 2016. Tão logo a referida vacina seja entregue, a Fundação Municipal de Saúde (FMS), responsável pela distribuição em Teresina, enviará as doses a todas as unidades de saúde da capital.

Todos os recém-nascidos precisam receber uma dose da vacina contra Hepatite B até os dois meses de idade. “Mas devemos deixar claro que a criança também recebe a vacina Pentavalente, que protege contra a Hepatite B, difteria, tétano, coqueluche e doenças causadas por Haemophilus influenza. Essa vacina, a Pentavalente, não está em falta em nossa rede”, afirma Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da FMS. Segundo o calendário nacional de vacinação, a vacina Pentavalente deve ser tomada aos 2 meses de vida, aos 4 meses e aos 6 meses. Um reforço é indicado dos 12 aos 15 meses.

A pessoa que toma a vacina contra Hepatite B fica protegida contra uma doença infecciosa sexualmente transmissível (DST) causada pelo vírus VHB. A principal forma de transmissão do vírus da Hepatite B (VHB) é por via sexual desprotegida, mas pode ocorrer também por agulhas contaminadas, canivetes, tesouras e outros objetos cortantes.

vacina

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/246/fms-esclarece-falta-da-vacina-contra-hepatite-b-em-teresina