CARNAVAL

FMS intensifica prevenção à AIDS e IST’s nos dias de carnaval

A equipe se fará presente nos cinco dias de carnaval em blocos, festas e clubes da cidade, levando insumos e orientações aos foliões

FMS intensifica prevenção à AIDS e IST’s nos dias de carnaval

"Pare, pense e use camisinha" é o slogan da campanha de carnaval lançada pelo Ministério da Saúde no ano de 2019. Seguindo o tema, a equipe da coordenação municipal de IST/AIDS de Teresina se fará presente nos cinco dias de carnaval em blocos, festas e clubes da cidade, levando insumos e orientações aos foliões.

Para as prévias carnavalescas e os dias de festa de momo, a coordenação está disponibilizando um total de um milhão de preservativos masculinos, 60 mil preservativos femininos e 160 mil unidades de gel lubrificante. “Nós vamos percorrer todos os bairros da cidade onde estiver acontecendo alguma festa carnavalesca”, diz a coordenadora Alana Niége. “Seguindo a programação dos eventos, no domingo e na terça o trabalho começa às 14h, e nos demais dias às 19h30”, informa ela.

A ação visa conscientizar as pessoas que vão pular carnaval quanto ao uso do preservativo, principalmente entre os homens na faixa de 15 a 39 anos. Segundo Alana Niége, o objetivo é atingir essa população jovem, que vem sendo o foco da campanha nos últimos anos. “Pesquisas apontam que o uso do preservativo não é consistente entre os mais jovens, especialmente os rapazes, embora seja um público com nível de informação elevada em relação às formas de prevenção às infecções sexualmente transmissíveis”, diz. Para isso, a coordenação municipal faz ações e campanhas em eventos específicos voltados à juventude, como shows, festas e bares, com intensificação no carnaval e suas prévias.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) registrou no ano de 2018 510 casos de HIV em residentes de Teresina, contra 500 casos em 2017. No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, a mortalidade pela doença caiu, mas o número de casos de pessoas com o vírus HIV triplicou nos últimos cinco anos, o que chama atenção para trabalhos de prevenção na área.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2448/fms-intensifica-prevencao-a-aids-e-ist-s-nos-dias-de-carnaval