SAÚDE MENTAL

Bloco de carnaval do CAPS invadiu as ruas da zona Norte

Bloco de carnaval do CAPS invadiu as ruas da zona Norte

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) II Norte realizou ontem (26) a sexta edição do bloco Tantã-mos na folia, comemoração carnavalesca com seus usuários. A concentração começa às 14h, com saída do bloco em direção à praça do Terminal de Integração do Buenos Aires às 16h .

O CAPS II Norte é gerido pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina. A atividade conta com a parceria da Fundação Cultural Monsenhor Chaves (FCMC), que vai enviar o Rei e a Rainha do Carnaval de Teresina para animar a festa. A Fundação Wall Ferraz (FWF) também participou, com o envio de instrutores dos cursos de cabelo e maquiagem, que enfeitaram os usuários. “A gente contou ainda com a parceria da STRANS, que garantiu a segurança do nosso percurso, bem como de diversos parceiros que forneceram nossos abadás, o carro de som que será o trio elétrico da folia e outros materiais”, disse Érica Machado, coordenadora do CAPS II Norte.

A coordenadora explica que momentos como este são importantes para promover a interação dos usuários entre si e com a comunidade, e assim perceber as questões culturais que permeiam nossa sociedade. “Como é a preparação para o período carnavalesco, a gente aproveita para passar todas as orientações sobre os cuidados que eles devem ter nestes dias em que o CAPS estará fechado. Como se divertir com segurança, cuidado e alegria para que quando esse período acabar a gente possa continuar com nossa rotina”, diz Érica Machado.

O CAPS II Norte fica na Rua Lucrécio Dantas Avelino, Nº 521, no bairro Água Mineral. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, nos horários das 8 às 18 horas. O centro realiza o acompanhamento clínico e psicossocial, em pessoas maiores de 18 anos, com transtornos mentais graves e severos, buscando a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercícios dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.

O acesso aos serviços do CAPS II Norte ocorre por demanda espontânea, busca ativa ou encaminhada, sendo que o processo de acolhimento será efetivado mediante triagem realizada por um profissional da equipe multiprofissional, formada por psiquiatras, clínico geral, psicólogo, assistente social, educador físico, terapeuta ocupacional, nutricionista, enfermeiro e técnico de enfermagem.

fms caps

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2446/bloco-de-carnaval-do-caps-invadiu-as-ruas-da-zona-norte