VACINAÇÃO

Teresina recebe mil doses de vacina contra a BCG e distribui nas maternidades do município

Até o fim do dia as salas das maternidades estarão todas abastecidas

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) recebeu hoje (26) mil doses da vacina BCG, que protege contra a tuberculose e é administrada em recém-nascidos. A vacina estava em falta temporária nas salas de vacina do Piauí por problema no abastecimento por parte do Ministério da Saúde para a Secretaria Estadual de Saúde (SESAPI), que repassa as doses para os municípios.

“Já estamos distribuindo essas mil doses em todas as maternidades da rede pública de Teresina, e até o fim do dia as salas destes locais estarão abastecidas”, garante Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da FMS.

A diretora explica como se dá o fluxo para recebimento das vacinas no Município: “O Ministério da Saúde é o responsável por produzir e distribuir estas vacinas para os Governos Estaduais e estes repassam para os Municípios”, diz. “A FMS fica então responsável por manter uma Rede de Frio, que acondiciona as vacinas recebidas em uma temperatura adequada e, posteriormente, faz as distribuições para as 104 salas de vacina das Unidades de Saúde, maternidades e Hospitais, conforme necessidade”, complementa Amariles Borba.

A vacina BCG foi criada pelos pesquisadores Albert Calmette e Camille Guerin a partir de uma bactéria responsável por desencadear mastite tuberculosa bovina, a Mycobacterium bovis. Sua primeira utilização foi feita em uma criança recém-nascida de mãe que apresentava tuberculose em 1921.

O Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde recomenda atualmente a vacinação universal das crianças contra tuberculose. É importante que seja dada logo ao recém-nascido. Se isso não for possível, deve ser ministrada após o primeiro mês de vida.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2445/teresina-recebe-mil-doses-de-vacina-contra-a-bcg-e-distribui-nas-maternidades-do-municipio