ODONTOLOGIA

Saúde bucal de Teresina reduz demanda reprimida com reorganização de serviço radiográfico 

A FMS desenvolve diversas ações de saúde bucal no âmbito de procedimentos preventivos

Saúde bucal de Teresina reduz demanda reprimida com reorganização de serviço radiográfico 

Com 245 Equipes de Saúde Bucal e cobertura populacional de saúde bucal na Atenção Básica de 98,73%, a Fundação Municipal de Saúde reorganizou o serviço radiográfico odontológico da capital. O objetivo foi otimizar o trabalho e reduzir a demanda reprimida. 

“Desde novembro estamos realizando esta reorganização e já houve redução de 70% da demanda reprimida. A reorganização do serviço radiográfico foi feita com a ampliação do número de ofertas de exames radiográficos por turno nos consultórios, com a reorganização dos hospitais que realizam este tipo de exames na rede municipal e com a parceria com a Universidade Federal do Piauí (UFPI), que agora realiza raio x panorâmico”, explica Giovanni Telmo, gerente de saúde bucal da FMS. 

A FMS desenvolve diversas ações de saúde bucal no âmbito de procedimentos preventivos e os principais resultados alcançados em 2018 foram: 7.365 atendimentos em radiologia odontológica; 71.161 primeiras consultas odontológicas programadas; 43.769 tratamentos odontológicos concluídos; 3.124 próteses dentárias entregues; 683 atendimentos odontológicos a pessoas com deficiência e 17.894 atendimentos de urgência odontológica em atenção especializada. 

Para realizar as ações das políticas da Saúde Bucal nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) houve a qualificação de profissionais, com ênfase no acolhimento ao paciente.

Tags:
fms

Comentários (0)


 
 

Fundação Municipal de Saúde de Teresina - FMS

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2441/saude-bucal-de-teresina-reduz-demanda-reprimida-com-reorganizacao-de-servico-radiografico