CAPS

Pesquisa indica alto grau de satisfação em relação ao atendimento nos CAPS

Pesquisa foi realizada em 2015 nos seis CAPS da capital e envolveu 720 pessoas.

Usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e seus familiares estão satisfeitos com o serviço de saúde mental oferecido em Teresina. É o que indica a pesquisa científica realizada por Jorge Fernando de Carvalho, estagiário da área de psicologia da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

A pesquisa foi realizada em 2015 nos seis CAPS da capital e envolveu 720 pessoas, dividida em 360 usuários e 360 familiares. Cada um deles foi convidado a avaliar o serviço prestado pelos dispositivos.

Teresina apresenta, atualmente, uma cobertura de 0,89 CAPS para cada 100 mil habitantes, o que está acima da média considerada satisfatória pelo Ministério da Saúde, que é a 0,6 por 100 mil habitantes. “Com a habilitação do CAPS Sudeste de tipo II para tipo III, que acontecerá em breve, esta capacidade de atendimento será ampliada, o que vai elevar a média para 1,07 por 100 mil habitantes”, afirma Jorge Carvalho.

Quanto ao estudo, Jorge afirma que baseia-se em uma abordagem quantitativa, que procura trabalhar com indicadores numéricos em relação à percepção dos usuários sobre o serviço. Ele explica que, para medir o Grau de Satisfação dos Usuários e Familiares dos CAPS, usou-se a escala SATIS-BR, que foi desenvolvida pela OMS com este propósito. Trabalhou-se com dois questionários: um para paciente e outro para familiares. As questões estão dispostas em uma escala de 1 a 5, onde 1 representa o nível menor de satisfação e 5 o valor mais alto.

A pré-análise dos resultados obtidos nos CAPS de Teresina demonstra um alto grau de satisfação em relação a todos os itens dispostos pelas escalas. “Podemos inferir assim que o município tem sido bem avaliado pela população na demanda de saúde mental, colaborando com outras pesquisas feitas em outras regiões”, afirma o autor. “Vários estudos com essa abordagem foram realizados nas regiões Sul e Sudeste, porém, esta é a primeira iniciativa do tipo a região Nordeste”, diz ele.

Uma vez concluída, a pesquisa será base para a produção de dois artigos científicos a serem divulgados nacionalmente.

CAPS

O CAPS é um serviço aberto e comunitário de atenção psicossocial destinado a acolher e cuidar de pessoas que sofrem de transtornos mentais cuja gravidade e persistência justifiquem seu atendimento em um local de cuidado intensivo, comunitário, personalizado e promotor da vida.

O serviço pode ser procurado por homens e mulheres maiores de 18 anos que apresentam sofrimento psíquico, que impossibilite de viver e realizar seus projetos de vida. Para ser atendido o paciente deve procurar diretamente o serviço ou ser encaminhado pela Estratégia Saúde da Família (PSF) ou por qualquer serviço de saúde.

caps

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/243/pesquisa-indica-alto-grau-de-satisfacao-em-relacao-ao-atendimento-nos-caps