CONSELHO DE SAÚDE

Pré-conferência reúne população da zona Norte para discutir a saúde municipal

Esta foi a primeira etapa das Pré-Conferências Municipais de Saúde, onde serão elaboradas propostas e eleitos delegados para a 9ª Conferência Municipal de Saúde

Pré-conferência reúne população da zona Norte para discutir a saúde municipal

Representantes da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Conselho Municipal de Saúde e população da zona Norte de Teresina estiveram reunidos hoje (19) para debater melhorias para a saúde da capital. Foi a primeira etapa das Pré-Conferências Municipais de Saúde, onde serão elaboradas propostas e eleitos delegados para a 9ª Conferência Municipal, que acontece em abril.

Com o tema “Democracia e Saúde”, o evento visa conseguir a contribuição de cada usuário profissional de saúde, gestor e prestador, para a gestão participativa na defesa do direito humano fundamental à saúde, garantido pela constituição. “Vamos trazer a sociedade para que elas possam apresentar propostas, que serão levadas para a Conferência Municipal de Saúde. Uma vez aprovadas, estas mesmas propostas são apresentadas em nível de estado e depois vão para a conferência nacional, quando é feito um plano de ação para o Governo Federal executar”, comenta o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Ivan Cabral.

As propostas trabalham com três eixos temáticos: A saúde como direito, concepção referendada pelo movimento da reforma sanitária brasileira; a consolidação do SUS, com a necessidade de desenvolvimento de um modelo de gestão condizente com suas diretrizes; e o financiamento do SUS, que deve ser adequado ao tamanho dos desafios que não tiveram trégua no controle social. Foram eleitos ainda os delegados, que serão os representantes da região na Conferência Municipal.

O presidente do Conselho de Saúde ressaltou a importância do diálogo com a sociedade, uma vez que seu papel é o de representar. “O controle social é de suma importância para a sociedade, e com este evento nós podemos promover essa proximidade”, diz.

As próximas pré-conferências acontecem nos dias 28 de fevereiro (com a zona Leste, no auditório da UBS Piçarreira), 11/03 (a etapa da zona Sul que será realizada no CRAS Promorar) e 25/03 (com representantes da zona Sudeste, no CRAS Sudeste II Dirceu I).

fms Conselho Municipal de Saúde

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2425/pre-conferencia-reune-populacao-da-zona-norte-para-discutir-a-saude-municipal