ESTRUTURAÇÃO

Nova UBS vai beneficiar 8 mil pessoas na região do Nova Teresina

Nova UBS vai beneficiar 8 mil pessoas na região do Nova Teresina

Um novo padrão de unidades de saúde em Teresina, com maior capacidade para atender a população e garantir qualidade no atendimento. Esta será a nova Unidade Básica de Saúde Dr. Marcos Guedes da Silveira, que foi inaugurada hoje (23) no bairro Nova Teresina, zona Norte.

Cerca de oito mil pessoas da região serão beneficiadas pelos serviços da UBS. Duas equipes Estratégia Saúde da Família atuarão no local, nos turnos manhã e tarde. Cada equipe é composta por médico, enfermeiro, dentista, auxiliar de saúde bucal, auxiliar de enfermagem e agentes comunitários de saúde.

A estrutura, que custou aproximadamente R$ R$ 936.180,60, foi feita de acordo com os padrões do Ministério da Saúde. Ela dispõe de oito consultórios médicos, três consultórios odontológicos, um escovódromo, farmácia, duas salas de procedimentos, sala de vacina, sala de inalação, sala de coleta, sala de marcação de consultas, três espaços para espera, auditório, sala de expurgo, sala de esterilização, dois banheiros de uso geral e três adaptados para portadores de necessidades especiais.

"Nossa expectativa é de que possamos garantir um atendimento cada vez melhor para a população", disse o dentista Cristino Santana. A usuária Maria das Dores Silva foi prestigiar a entrega da obra da UBS e falou: "Tudo aqui parece muito bom. Espero que aqui a gente tenha acesso a todos os serviços que a gente precisa, assim vai ser bom demais".

O nome da UBS é uma homenagem (in memorian) ao médico Marcos Guedes da Silveira. A figura pública do profissional de saúde que relevados serviços prestou à saúde fica para sempre associado à nossa capital. “Esse gesto é uma forma da cidade reconhecer aqueles que trabalharam e contribuíram para o bem estar da população teresinense”, diz Francisco Pádua.

“Esta UBS marca um novo tempo para esta comunidade, com atendimento mais humano, de mais qualidade. Um serviço mais moderno, informatizado por meio do sistema e SUS (Sistema Único de Saúde). Os funcionários assinaram ainda um termo de compromisso de gestão, em que se comprometem em garantir um serviço ainda melhor para a população”, afirmou Francisco Pádua, presidente da Fundação Municipal de Saúde.

Desde 2013, a Prefeitura de Teresina já entregou nove Unidades Básicas de Saúde (UBS) novas e mais 16 UBS’s reformadas e ampliadas. Além disso, outras 40 unidades estão sendo construídas, com previsão de entrega até o fim do ano. “Nunca se investiu tanto, em termos de construção, na atenção básica”, disse o prefeito.

• Nova UBS vai beneficiar 8 mil pessoas na região do Nova Teresina
UBS Nova Teresina inauguração fms

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/242/nova-ubs-vai-beneficiar-8-mil-pessoas-na-regiao-do-nova-teresina