FMS leva prevenção as ISTs e práticas integrativas para o Teresina em Ação

O evento acontece das 8h às 13h na Praça da Morgação, bairro Uruguai.

FMS leva prevenção as ISTs e práticas integrativas para o Teresina em Ação

No próximo sábado (16), no bairro Uruguai, acontece primeira edição de 2019 do Teresina em Ação, atividade que leva cidadania aos Teresinenses por meio da oferta de diversos serviços. A equipe da Fundação Municipal de Saúde (FMS) estará mais uma vez presente no evento, que acontece das 8h às 13h na Praça da Morgação.

Durante o evento, profissionais de saúde da família estarão aferindo pressão arterial da comunidade avaliação das demandas dos usuários com encaminhamento para Unidade Básica de Saúde (UBS). “Como estamos próximos do Carnaval, a equipe fará um trabalho voltado para a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), com distribuição de preservativos, orientações sobre o seu uso e também sobre a pílula do dia seguinte”, informa Theonas Gomes, Chefe do núcleo de nutrição e promoção da saúde da FMS.

Além disso, o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) vai promover sessões de práticas integrativas, como reiki e auriculoterapia, explicando o que são os métodos, convidando e mobilizando a população para procurar a UBS Planalto Uruguai, referência para a região, e receber esses cuidados. Outros serviços disponíveis serão na área de saúde mental e saúde bucal, com dicas para prevenir o surgimento de cáries por meio da higiene bucal adequada, além de orientações sobre a qualidade da água e distribuição de hipoclorito de sódio, que serve para lavagem de caixa d’água, desinfecção de frutos e verduras e doenças veiculadas por água.

A prevenção a doenças como a dengue, zika e chikungunya também será foco com o evento, com um estande educativo e um espaço criança, em que os pequenos podem colorir desenhos sobre o tema. “Serão distribuídos panfletos, visualizações de amostras do mosquito e outras curiosidades como dicas para reutilização de materiais que poderiam se tornar criadouros do mosquito”, comenta Júlia Santos, do Núcleo de Educação em Saúde da FMS.

O Teresina em Ação é realizado pela Prefeitura de Teresina, em parceria com a TV Clube. Segundo dados da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), em 17 edições do evento foram realizados cerca de 300 mil atendimentos em diversas áreas para a população.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2413/fms-leva-prevencao-as-ists-e-praticas-integrativas-para-o-teresina-em-acao