FAXINA NOS BAIRROS

Faxina nos bairros recolhe 254 toneladas de lixo em quatro bairros da cidade

Faxina nos bairros recolhe 254 toneladas de lixo em quatro bairros da cidade

A operação Faxina nos Bairros segue mobilizando a cidade, com as equipes da Prefeitura de Teresina percorrendo vários pontos da cidade em busca de focos do Aedes aegypti, mosquito transmissor da zika, dengue e chikungunya. Só nesta última edição, ocorrida sábado (20), foram recolhidas 245 toneladas de lixo.

Desta vez, foram contemplados os bairros Água Mineral (zona Norte), Campestre (zona Leste), Parque Poti (zona Sudeste) e região da Irmã Dulce (zona Sul). Foram recolhidas 69 toneladas de lixo domiciliar na zona Sul, 62 toneladas na zona Leste, 88 na zona Norte e 25 na zona Sudeste. Em oito edições da atividade, foram percorridos 32 bairros e recolhidos um total de 1.663 toneladas de lixo.

A Faxina nos Bairros acontece aos sábados, numa parceria entre a Fundação Municipal de Saúde (FMS) e Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs). “Foi solicitado à população que depositassem todo o lixo doméstico, inclusive aqueles de grande porte que estivesse nos quintais que possam se tornar foco do mosquito”, explica Francisco Pádua, presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS). “No sábado, as equipes de limpeza das SDUs recolhem todo este material”, diz.

Além da limpeza, no sábado da faxina os agentes de endemias percorrem as casas dos bairros contemplados, fazendo um trabalho de orientação sobre como combater o mosquito e evitar seus focos.

Desde dezembro do ano passado, com a assinatura do decreto de emergência sanitária pelo prefeito Firmino Filho, foram tomadas novas medidas para intensificar a luta contra o mosquito. A partir de agora, os agentes estão autorizados a adentrar imóveis para destruir focos do Aedes aegypti, mesmo quando o dono não for localizado ou o local estiver abandonado.

Além disso, está ocorrendo um reforço nas ações rotineiras de educação e visitas domiciliares, com o reforço de 160 militares do Exército, que foram capacitados para auxiliar no serviço.

Faxina nos Bairros aedes aegypti zika dengue chikungunya

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/241/faxina-nos-bairros-recolhe-254-toneladas-de-lixo-em-quatro-bairros-da-cidade