COMBATE AO MOSQUITO

Verde Lar e Santa Cruz recebem mutirão de combate ao Aedes aegypti

Verde Lar e Santa Cruz recebem mutirão de combate ao Aedes aegypti

O mutirão de combate à dengue, zika e chikungunya chega neste sábado (09) às zonas Leste e Sul de Teresina. A Faxina nos Bairros mobiliza as equipes da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e Superintendências de Desenvolvimento Urbano (FMS) em uma grande ação de limpeza na região do Verde Lar (Vila Santa Bárbara) e Santa Cruz (Conjunto Santa Fé), a partir das 8h da manhã.

A faxina combina limpeza e educação como armas de combate aos criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor das doenças. Durante a semana, os moradores são orientados pelos agentes comunitários de saúde, agentes de endemias e por carro de som para depositar nas calçadas todo o lixo doméstico de suas casas, que será recolhido no sábado pelas equipes de limpeza. “Pedimos especial atenção para o lixo que não é recolhido pela limpeza regular, como eletrodomésticos e móveis de grande porte”, lembra Oriana Bezerra, gerente de Zoonoses da Fundação Municipal de Saúde.

Neste dia ocorre ainda uma caminhada educativa, em que os moradores recebem dicas sobre as doenças e como se prevenir contra a formação de focos do mosquito. “As pessoas precisam se sensibilizar para criar o hábito semanal de vistoria do seu imóvel e retirar utensílios inservíveis, que poderão se tornar criadouros de mosquito”, diz Oriana Bezerra.

Todos os sábados, as equipes se encontram em um ponto específico e percorre quadrantes pré-estabelecidos, levando em consideração critérios como a incidência de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti e o índice de infestação nos locais. Na zona Leste, o ponto de encontro será a CMEI Santa Bárbara, e o quadrante percorrido será o formado pelas ruas Santa Teresina ou Sigefredo Pacheco, Monte Dourado, Laura Conrado e Avenida Nicanor Barreto. Já na zona Sul, será percorrido o quadrante formado pelas ruas 11 de julho, José da Silva Torres, Nonato de Oliveira, Agricolândia e Rua do cemitério. O ponto de encontro será o campo de Futebol do Conjunto Santa Fé.

A Faxina nos Bairros acontece desde 2015 e foi idealizada com o intuito de incrementar as ações de controle vetorial da FMS. Desde então, ela contribuiu para redução em torno de 50% da incidência de casos de dengue, chikungunya e zika em Teresina. Somente no ano de 2018, foram recolhidas 1.629,85 toneladas de lixo nos bairros percorridos pelo mutirão.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2405/verde-lar-e-santa-cruz-recebem-mutirao-de-combate-ao-aedes-aegypti