ATENÇÃO BÁSICA

FMS apresenta experiências exitosas na área da saúde em Brasília

Teresina está entre as três capitais brasileiras que concentram práticas inovadoras no país

FMS apresenta experiências exitosas na área da saúde em Brasília

Teresina está entre as 3 capitais brasileiras que compõem o Laboratório de Inovação em Atenção Primária em Saúde, uma estratégia da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) que concentra práticas inovadoras na gestão de saúde no país. Nesta semana, representantes da Fundação Municipal de Saúde (FMS) estão em Brasília-DF para apresentar a pesquisadores da Associação Brasília de Saúde Coletiva (ABRASCO) experiências exitosas da capital piauiense nessa área.

“Fomos mostrar as ações que temos feito na saúde pública e que têm dado resultados positivos. O Laboratório Raul Bacelar, por exemplo, realiza todos os exames dos protocolos da Atenção Primária. Há  também parceria com a Educação para acompanhar e tratar educandos da rede pública diagnosticados com transtornos de aprendizagem. Levamos ainda ao conhecimento dos pesquisadores a realização de eventos que fomentam o desejo por melhorias, como a Mostra de Produção em Saúde da Família e o Concurso de Experiências em Saúde da Família”, informa o diretor da Atenção Básica, Francisco Pádua.

Ele ressalta também que a Fundação  tem investido na informatização da Atenção Básica e todas as UBS contam com programas para otimizar o serviço: “Além dos sistemas E-SUS e Hórus do Ministério da Saúde, contamos com o sistema Site Centreon ITc que permite visualizar em tempo real a situação da internet das UBS; o SIGMA que monitora as condições de funcionamento dos consultórios odontológicos; o Qlikview que gera relatórios sobre os atendimentos e o Gestor Saúde, nova versão de sistema para regulação de consultas especializadas”.

De acordo com o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Charles Silveira, a Atenção Básica tem sido prioridade no sistema de saúde: “A Atenção Básica fortalecida trará reflexos positivos a todos os níveis da assistência e por este motivo está entre nossas prioridades. Nesse sentido, Teresina já alcançou a cobertura de 100% pela Estratégia de Saúde da Família e, recentemente, temos feito reformas e construções de Unidades Básicas de Saúde para melhorar a estrutura física”, afirma.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2402/fms-apresenta-experiencias-exitosas-na-area-da-saude-em-brasilia