Profissionais da FMS visitam escolas para vacinação contra o HPV

A ação deve seguir até o fim desta semana, contemplando mais de 30 escolas

A Diretoria Regional Leste/Sudeste da Fundação Municipal de Saúde (FMS) está operacionalizando seu cronograma de visitas às escolas para imunizar as garotas entre nove e 11 anos de idade contra papilomavírus humano (HPV), que pode causar câncer de colo de útero. Amanhã (22), cinco escolas públicas e privadas receberão a visita dos profissionais de saúde com a vacina.

A ação deve seguir até o fim desta semana, contemplando mais de 30 escolas, com alunas na faixa etária do público-alvo, localizadas nas zonas Leste e Sudeste da capital. As equipes Estratégia Saúde da Família (ESF) irão trabalhar as escolas a que elas estão vinculadas e equipes extras estão sendo montadas para cobrir as restantes.

No dia da visita, as adolescentes devem levar o cartão de vacinação para comprovar a administração da primeira dose. As mães podem procurar a escola da filha para saber quando a equipe de vacinação vai estar no local ou procurar diretamente a Unidade Básica de Saúde do bairro onde mora. “Diante de qualquer dúvida, as equipes ESF estão aptas para esclarecer o que os pais e as próprias adolescentes queiram saber sobre a vacina”, afirma Ribamar Santos, diretor da Regional de Saúde Leste/Sudeste.

As meninas que já iniciaram o esquema vacinal no mês de março, quando foi realizada a primeira fase da vacinação, tomarão a segunda dose, assim como aquelas que ainda não foram imunizadas deverão receber a primeira dose. A vacina também está disponível em todas as 104 salas do município.

Está sendo aplicada a vacina quadrivalente, que protege de quatro subtipos do vírus HPV (6, 11, 16 e 18), com 98% de eficácia em quem segue corretamente o esquema vacinal. “Estes quatro subtipos de vírus são os maiores causadores do câncer de colo de útero. Esclarecemos que a vacina é segura e eficaz, e pedimos aos pais que assinem a folha de consentimento fornecida pelas escolas para que suas filhas estejam protegidas contra o HPV”, diz Ribamar Santos.

Em Teresina, a meta é imunizar 20.356 garotas de nove a 11 anos, 11 meses e 29 dias de idade. Em breve as zonas Sul e Centro/Norte também darão início aos seus cronogramas de visitas.

Cronograma das visitas nas escolas – zonas Leste e Sudeste (22 a 25.09.2015)

Terça-feira (22.09.2015): Ed. Corujinha, Dom Bosco (sede), Madre Savina, Colégio Lerote.

Quarta-feira (23.09.2015): Colégio Darcy Araújo, Colégio Madre Maria Villac, Colégio Santa Marcelina, Ed. Vitória Régia.

Quinta-Feira: Col. Mons. Raimundo Melo, Col. Pedrosa Magalhães, Dom Bosco (2º prédio).

Sexta-feira (25.09.2015): COENV, Colégio Lerote, Colégio Síntese.

hpv vacinação

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/24/profissionais-da-fms-visitam-escolas-para-vacinacao-contra-o-hpv