SAÚDE MENTAL

CAPS II Norte trabalha a saúde mental de servidores da FMS

A atividade encerrou a programação de Janeiro Branco do centro

CAPS II Norte trabalha a saúde mental de servidores da FMS

Diante da responsabilidade de gestão da máquina pública, a saúde da mente se mostra fundamental, pois pode refletir no corpo e no desempenho do servidor. Pensando isso, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) II Norte encerrou suas atividades do janeiro Branco com uma visita à sede da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e promoveu uma conversa com seus servidores.

Munida de balões, chocolates e palavras positivas, a equipe visitou cada setor e perguntou aos servidores como eles sentiam naquele dia, aproveitando as respostas para dar conselhos de saúde mental. “Com essa visita pudemos sentir nos servidores a necessidade de falar, como se quisessem ser ouvidos”, conta a coordenadora Érica Machado. “Mesmo que alguns demonstrassem algum receio e até levassem de início em tom de brincadeira, conseguimos que eles colocassem para fora alguns sentimentos e emoções que no dia a dia o trabalho não permite”.

Segundo Érica Machado, a equipe ficou muito satisfeita com a recepção por parte dos funcionários da FMS. Duas delas foram Fernanda Castelo Branco e Júlia Leal, assessoras da presidência. “Eu gostei da ação porque acho importante que a gente fale sobre a importância dos nossos sentimentos”, comenta Fernanda Castelo Branco. “As pessoas minimizam essas questões, especialmente no trabalho, e isso se reflete no nosso corpo, por isso é bom sermos ouvidos”, completou Júlia Leal.

Por estar localizada na zona Norte, a sede da FMS se enquadra no território do CAPS II Norte, que planeja novas atividades para o futuro. “Nosso objetivo inicial era sensibilizar os servidores sobre a importância de pensar em suas emoções, mas diante da necessidade percebida pela equipe nós decidirmos que vamos pensar um projeto de intervenção para os servidores, de forma que não atrapalhe o desenvolvimento das atividades”, diz a coordenadora.

Atendimento

O CAPS é um Centro de Atenção Psicossocial de referência e tratamento para pessoas com sofrimento psíquico. É um recurso em saúde mental, constituindo-se em um serviço substitutivo ao modelo asilar, de assistência extra-hospitalar que diminui e procura evitar reinternações psiquiátricas, buscando a ressocialização do indivíduo. Seu objetivo é oferecer atendimento à população realizando o acompanhamento clínico e reinserção social dos usuários, contribuindo para o resgate da cidadania em função da discriminação por ser acometido de sofrimento psíquico.

O CAPS pode ser procurado por homens e mulheres maiores de 18 anos que apresentam sofrimento psíquico, que impossibilite de viver e realizar seus projetos de vida. Para serem atendidos, os pacientes devem procurar diretamente o serviço ou ser encaminhado pelo Programa de Saúde da Família (PSF) ou por qualquer serviço de saúde. A pessoa pode vir sozinha ou acompanhada devendo, preferencialmente, procurar o CAPS que atende na região onde mora.

O horário de funcionamento do CAPS é de 8h às 18h, de segunda a sexta-feira. No CAPS, o usuário encontra psiquiatra, psicólogo, enfermeira, terapeuta ocupacional, assistente social e uma equipe de apoio, que oferece atendimentos individuais, em grupo, atividades comunitárias, oficinas terapêutica e atendimento para a família (visita domiciliar, grupo de familiares).

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2393/caps-ii-norte-trabalha-a-saude-mental-de-servidores-da-fms