SAÚDE MENTAL

CAPS infantil usa a música para promover momento de saúde mental

O objetivo foi trabalhar o emocional de usuários e familiares.

CAPS infantil usa a música para promover momento de saúde mental

O Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi), em parceria com o CAPS Leste e CAPS Sudeste, encerrou sua programação de Janeiro branco hoje (31) com um dia de brincadeiras de roda, com música e interação entre os usuários. O objetivo foi trabalhar o emocional de usuários e familiares.

A atividade segue durante o dia em dois momentos: durante a manhã, o CAPSi recebeu os usuários do CAPS Leste, e à tarde será a vez das crianças e adolescentes interagirem com os usuários do CAPS Sudeste. "Foi um momento de articulação em rede, onde fizemos a integralização dos usuários com música", conta a assistente social do CAPSi, Isabel Érica. "Os usuários puderam partilhar conhecimento sobre o cuidado com a saúde mental, e nossos usuários crianças e adolescentes gostaram bastante, cantaram músicas de seu tempo, e puderam externalizar o sentimento que é cuidar da mente", relata ela.

A roda, guiada por um usuário do CAPS Leste tocando violão, contou ainda com um momento de diálogo, em que os usuários e seus familiares puderam relatar suas experiências e trocar informações sobre a importância dos cuidados com a saúde mental. “É um momento de reflexão sobre como prevenir os problemas de saúde mental melhorando o nosso emocional”, afirma a coordenadora do CAPSi, Sayonara Lima.

O mês do Janeiro Branco surgiu em 2014 e convida as pessoas a pensarem sobre o sentido e o propósito das suas vidas, a qualidade dos seus relacionamentos e o quanto elas conhecem sobre si mesmas, suas emoções, seus pensamentos e sobre seus comportamentos. A campanha dedica-se a colocar os temas da saúde mental em máxima evidência no mundo em nome da prevenção ao adoecimento emocional da humanidade.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2391/caps-infantil-usa-a-musica-para-promover-momento-de-saude-mental