COMBATE AO MOSQUITO

Núcleo promove educação em saúde na colônia de férias do Lagoas do Norte

Estande educativo, distribuição de jogos e curso para as mães estão na programação

Núcleo promove educação em saúde na colônia de férias do Lagoas do Norte

Cerca de 350 crianças estão participando das atividades do estande do Núcleo de Educação em Saúde (NESC) da Fundação Municipal de Saúde (FMS), que está durante esta semana na 8ª Colônia de Férias do Parque Lagoas do Norte. As atividades lúdicas têm por objetivo educar sobre a prevenção contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da zika, dengue e chikungunya.

Enquanto as crianças estão realizando atividades de desenhos, recortes, colagens, pinturas, as mães estão nas oficinas de confecção de bolsas, e bijuterias”, comenta a coordenadora Júlia Santos. O estande conta com panfletos, visualizações de amostras do mosquito e outras curiosidades. Além disso, o local conta com um espaço especial, com cadeiras infantis, lápis de cor e desenhos ilustrativos em que elas vão poder fazer pinturas, recortes, desenhos e montagens com material educativo de educação em saúde.

Na oportunidade, estão sendo distribuídos 350 jogos Crianças Vencendo a Dengue, que ensinam de forma lúdica, usando um jogo de tabuleiro, sobre as formas de prevenção do mosquito. “Achei o jogo muito legal”, comentou Vitória Santos, de 10 anos. Ela disse que aprendeu várias dicas brincando e que vai aplicar os conhecimentos assim que voltar para casa.

Segundo Júlia Santos, o foco das atividades do NESC são as crianças porque aprendem rápido e têm um poder de propagação de informações muito alto. “Elas ensinam seus familiares, vizinhos e colegas de escola, por isso é importante fazer com que internalizem o conhecimento desde cedo”, justifica.

O NESC programou também uma atividade voltada para as mães das crianças que participam da colônia de férias: uma oficina de reciclagem para a confecção de bolsas, bijuterias e objetos de decoração. “Vamos reutilizar esses materiais construindo utensílios para serem utilizados no dia a dia. Ensinaremos a importância do reaproveitamento de material reciclável, que consiste em transformar um material já beneficiado em outro”, informa Júlia Santos. Além de gerar conscientização sobre o meio ambiente e reduzir os criadouros do mosquito em lixo reaproveitável, elas podem se capacitar em um novo curso para aumentar a renda de suas casas.

A 8ª colônia de férias do Parque Lagoas do Norte segue até o dia primeiro de fevereiro e tem como tema “A segurança que existe dentro de mim”, trabalhando a questão de princípios, valores e cidadania. Participam do evento 350 crianças de 6 a 14 anos, que participam de atividades esportivas, educativas e culturais.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2387/nucleo-promove-educacao-em-saude-na-colonia-de-ferias-do-lagoas-do-norte