COMBATE AO MOSQUITO

FMS leva oficina de reciclagem para Colônia de Férias do Lagoas do Norte

A colônia de férias será entre os dias 27 de janeiro e 1º de fevereiro

FMS leva oficina de reciclagem para Colônia de Férias do Lagoas do Norte

O Núcleo de Educação em Saúde (NESC) da Fundação Municipal de Saúde (FMS) estará presente durante a 8ª Colônia de Férias do Parque Lagoas do Norte, que será entre os dias 27 de janeiro e 1º de fevereiro. Além do estande com informações sobre zika, dengue e chikungunya, o núcleo promove uma oficina de reciclagem voltada para as mães das crianças.

A oficina de reciclagem promove o reaproveitamento de materiais na confecção de bolsas, bijuterias e objetos de decoração. “Vamos reutilizar esses materiais construindo utensílios para serem utilizados no dia a dia. Ensinaremos a importância do reaproveitamento de material reciclável, que consiste em transformar um material já beneficiado em outro”, explica a coordenadora de Educação em Saúde da FMS, Júlia Santos.

Como explica Júlia Santos, a atividade tem como objetivo principal promover a sensibilização em relação à geração de resíduos e as mudanças de atitude diante da realidade vivenciada pelo nosso planeta, incentivando o pensamento crítico e a adoção de atitudes mais sustentáveis. “Além disso, as mães poderão participar da colônia de férias junto com seus filhos, se capacitando em um novo curso para aumentar a renda de suas casas, e ainda contribuem para a redução dos potenciais criadouros do mosquito”, diz.

O NESC estará também com seu estande educativo sobre o combate ao Aedes aegypti, em que são distribuídos panfletos, visualizações de amostras do mosquito e outras curiosidades. Além disso, o local conta com um espaço criança, com cadeiras infantis, lápis de cor e desenhos ilustrativos em que elas vão poder fazer pinturas, recortes, desenhos e montagens com material educativo de educação em saúde. "Queremos, de forma lúdica, fazer com que os pequenos internalizem desde cedo os conhecimentos sobre o combate à dengue, zika e chikungunya. Elas costumam ser nossas aliadas em propagar as informações de prevenção em saúde junto à familiares e comunidade, já que aprendem muito rápido", afirma a coordenadora.

A 8ª colônia de férias do Parque Lagoas do Norte terá como tema “A segurança que existe dentro de mim” e vai trabalhar a questão de princípios, valores e cidadania. Participam do evento 350 crianças de 6 a 14 anos, que participam de atividades esportivas, educativas e culturais.

O NESC FMS tem como objetivo desenvolver trabalhos educativos de prevenção em saúde. O núcleo visita escolas, empresas e entidades com palestras e demonstrações sobre as formas de prevenir a dengue, zika e chikungunya, Infecções Sexualmente Transmissíveis, diarreia, dentre outras doenças

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2380/fms-leva-oficina-de-reciclagem-para-colonia-de-ferias-do-lagoas-do-norte