SAÚDE MENTAL

Usuários e comunidade participam de atividades no Janeiro Branco do CAPS Sudeste

As ações começam na próxima segunda (21), e seguem até o dia 31 de janeiro.

Em alusão ao Janeiro Branco, campanha que visa promover uma cultura de saúde mental na humanidade, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) II Sudeste está mobilizando usuários e comunidade em geral em uma grande programação educativa, que inclui rodas de conversa, panfletagens e dinâmicas para todos os públicos. As ações começam na próxima segunda (21), e seguem até o dia 31 de janeiro.

Com o tema “Colorindo o Janeiro Branco”, as atividades começam na tarde do dia 21, com um bate papo no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Sudeste II sobre o poder da mente. No dia 22, o CAPS será o local de um aulão de dança para os usuários. “Vamos focar na importância do bem estar físico e mental, pois dançar faz bem para a mente e para o corpo”, afirma a coordenadora Ana Coelho.

Ainda no dia 22, os profissionais de psicologia do CAPS Sudeste visitam uma grande rede de supermercados com rodas de conversa sobre o poder da mente e o resgate do equilíbrio mental, lidando com emoções como raiva, medo e ansiedade. “Muito antes de um transtorno se apresentar numa gravidade intensa ou muito grave, ele começa trazendo pequenos desconfortos, ansiedades e tristezas, que quando devidamente acompanhadas, valorizadas e cuidadas, pode-se evitar que evoluam para um caso mais grave”, explica o psicólogo Daniel Feitosa, que ministrará a palestra. O tema será abordado novamente na manhã do dia 24 com os usuários do centro.

A saúde mental dos servidores também será abordada, com uma roda de conversa que acontece na manhã do dia 25, que tem como tema controle emocional no trabalho. A roda será conduzida por psicólogo do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST).

O CAPS Sudeste participará ainda de ações integradas com a RIA (Redes, Instituições e Articulação) da região, CAPS Leste e CAPSi. No dia 23 de janeiro, acontece uma grande mobilização na Maternidade Wall Ferraz, a UPA Renascença e a empresa Almaviva. "Pela manhã faremos uma distribuição de material educativo nas UBS, CRAS e CREAS do território, e pela tarde teremos um bate-papo sobre como trabalhar as emoções". No dia 30 pela manhã acontece ainda uma panfletagem no CAPS Leste e o encerramento será no dia 31, no CAPSi, quando os três centros promovem juntos uma atividade de brincadeiras de roda, com objetivo de trabalhar o emocional de usuários e familiares.

Segundo Daniel Feitosa, a campanha Janeiro Branco promove um estilo de vida com mais afeto, presença, respeito, relações mais próximas e primeiramente relação das pessoas com elas mesmas. “É importante aprender a olhar para si mesmo, a reconhecer quem nós somos do jeito que nós somos, independente daquilo que é tido como uma falha, e nos valorizar. E que nos permitamos conhecer e respeitar os outros, compreendendo que todos nós somos diferentes, e nessa perspectiva reconhecer que nós não somos nem superiores nem inferiores a ninguém”, argumenta o psicólogo. Ainda segundo ele, entender que situações boas e ruins passam e que nosso sofrimento, tristeza, ansiedade, stress precisam ser olhados com calma, reconhecidos e tratados quando necessário é um dos principais objetivos da campanha.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2370/usuarios-e-comunidade-participam-de-atividades-no-janeiro-branco-do-caps-sudeste