COMBATE AO MOSQUITO

Prefeitura convoca população do Alto Alegre e Parque Ideal para a Faxina nos Bairros

A atividade chega à sua 118ª edição

A colaboração entre população e a Prefeitura de Teresina é a principal estratégia da Faxina nos Bairros, atividade semanal que neste sábado (19), a partir das 8h da manhã, chega a sua 118ª edição. Os bairros contemplados esta semana são Alto Alegre e Parque Ideal, respectivamente zona Norte e Sudeste da capital.

Trata-se de uma atividade de limpeza e educação, que tem por objetivo eliminar os criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da zika, dengue e chikungunya. Durante a semana, os moradores são avisados pelos agentes de saúde e endemias a fazer uma limpeza em suas casas e depositem nas calçadas todo o material inservível para que seja coletado pela equipe de limpeza, especialmente aqueles de grande porte que não são recolhidos pela limpeza regular. “Solicitamos aos moradores que a partir de hoje já coloque todo esse material que serve para acumular água e não tenha utilização pelos moradores nas calçadas. Para que no sábado a prefeitura retire todos esses materiais e possa permanecer com os ambientes livres de criadouros”, convida a gerente de zoonoses Oriana Feitosa.

Oriana reforça ainda sobre a necessidade de cada pessoa mudar seus hábitos para manter os espaços livres do mosquito. “Ele manter sempre o ambiente, seja da sua casa, seja do trabalho, seja do local de lazer ou religioso livre de potenciais criadouros, ou seja, qualquer coisa que possa acumular água, seja uma manilha, seja uma marquise, um pneu, um balde, uma lata, enfim”, comenta.

A Faxina nos bairros é uma parceria entre a Fundação Municipal de Saúde (FMS) e as Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs) de cada região. A atividade veio com o intuito de incrementar as ações de controle vetorial da FMS e desde então contribuiu para redução em torno de 50% da incidência de casos de dengue, chikungunya e zika em Teresina.

As equipes se encontram em um local e de lá saem percorrendo um quadrante determinado para a limpeza. Na zona Sudeste, será o quadrante formado pela Avenida Joaquim Nelson, Rua Jornalista Lívio Lopes, Rua Farmacêutico José Pereira Lopes e Avenida Noé Mendes, com ponto de encontro na Praça Parque Itararé. Já na zona Norte, o encontro será na Creche Anita Ferraz, e de lá o quadrante percorrido será o formado pelas ruas Castelo do Piauí, João Isidoro França, Sapucaia, Pescador Raimundo Salvino, Amarante e Rua Antônio Perreira Martins.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2369/prefeitura-convoca-populacao-do-alto-alegre-e-parque-ideal-para-a-faxina-nos-bairros